Outros sites Medialivre
Notícia

KickOff - Não espere para saber dos golos pela TV

Dupla de amigos do Porto lançou uma "app" que permite seguir, em tempo real, os jogos de futebol. Só no primeiro mês teve mais de meio milhão de "downloads"

13 de Agosto de 2013 às 10:15
  • Partilhar artigo
  • ...

João Oliveira e José Moura | Criadores da "app" Kickoff querem acrescentar outras modalidades desportivas, como o ténis e o basquetebol.

 

 

José Moura estava, em Outubro, a seguir uma partida entre o Benfica e o Beira-Mar através do "smartphone". "O Benfica estava a perder 1-0 e quando refresquei a aplicação o Benfica já tinha marcado dois golos e dado a volta ao resultado". Foi pouco depois que, em conjunto com João Oliveira, um antigo colega da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto com quem já havia criado uma "app" de música, surgiu a ideia de criar uma aplicação de iPhone que fizesse chegar a informação sobre o que se passa nas quatro linhas de forma mais rápida.


A "KickOff" foi lançada em Abril, foi instalada por mais de 500 mil pessoas no primeiro mês e conta nesta altura com mais de 800 mil utilizadores, em vários países europeus, diz José Moura. "Foi 'número 1' em países como Espanha, França e Alemanha", acrescenta. O regresso das ligas europeias que se avizinha poderá dar um impulso aos "downloads", que podem ultrapassar a marca de um milhão, diz o engenheiro informático. A "KickOff" permite acompanhar os jogos de 16 das principais ligas de futebol do mundo.


"A ideia da aplicação é permitir aos utilizadores saberem o que está a acontecer num jogo mais rapidamente do que a transmissão televisiva, ou seja, saber em que zona do campo está a jogar-se, se uma equipa está a atacar de forma perigosa, se há um remate, um pénalti ou um golo", diz José Moura.


O co-criador da KickOff explica que a velocidade na transmissão da informação consegue-se através de uma parceria com uma empresa britânica - que prefere não ser nomeada, para já -, que coloca pessoas nos estádios de futebol em dezenas de países. Pessoas que vão equipadas com um "smartphone" e que dão, através da Internet, as indicações sobre o que está a passar-se em campo.


O método permite não só bater a velocidade das transmissões televisivas, mas também, "em cerca de meio segundo ou um segundo", a rádio, advoga José Moura. O "trunfo" da velocidade é muito importante, não só para os adeptos mais ferrenhos, mas também para o número crescente de adeptos que fazem apostas "on-line" em jogos de futebol, explica.


A aplicação corre sobre um protocolo informático criado pelos dois antigos estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que teve a preocupação de ser o mais rápido e o mais "leve" possível, em termos de consumo de tráfego. "Acompanhar os 90 minutos de um jogo consome cerca de um megabyte em tráfego, menos do que, por vezes, fazer um 'download' de um 'e-mail'", explica José Moura.


A "KickOff" é de "download" gratuito mas, uma vez instalada, estão disponíveis pacotes "premium" para eliminar publicidade e ter acesso a todos os jogos. Esta não foi a primeira aplicação lançada pela dupla de amigos. Já tinham lançado a "Song Z App - Discover New Music". Agora, estão a criar a empresa YBR Media para lançarem mais "apps" e melhorarem a "KickOff".


No final do mês sairá uma actualização que permitirá, como já fazem alguns aplicações concorrentes, receber notificações no telemóvel acerca de acontecimentos relevantes durante o jogo, mesmo que a "app" não esteja aberta e a ocupar o ecrã. Em projecto está, também, o alargamento da "app" para outras modalidades desportivas, como o ténis e o basquetebol.

 

 

 

As concorrentes

 

LiveScore


A "app" LiveScore, uma extensão do "site" LiveScore.com, fundado em 1998, é o principal rival, ainda que a velocidade da transmissão da informação não seja tão rápida. José Moura diz que "é uma excelente 'app' mas tem um enfoque nos factos pós-jogo, informação sobre marcadores e tabelas".

 

 

 

Livescore Addicts


Outra "app" que tem estado nos "tops" internacionais da App Store (Apple) é a "LiveScore Addicts", que já inclui algumas funcionalidades que a "KickOff" está ainda a preparar para a próxima actualização, como o envio de notificações para o "smartphone" mesmo que a "app" não esteja aberta.

 

 

 

"Apps" de jornais


Alguns jornais desportivos nacionais, como o Record, têm aplicações para "smartphone" com seguimento de jogos através da descrição manual do que se passou, mas "têm um atraso significativo, porque é alguém que está a ver o jogo, muitas vezes através da TV, e a escrever manualmente", diz José Moura.

 

 

Mais notícias