- Partilhar artigo
- ...
José Avillez intitula-se cozinheiro que tem de ser "chef" e empresário. Mas é muito português. Isso nota-se nas suas receitas, ainda que algumas sejam influenciadas pelas viagens que faz pelo mundo na pesquisa gastronómica. Por isso quando se pergunta por um ingrediente não tem dúvida em sugerir o peixe e marisco portugueses que até podem ser encontrados nos mercados
Não pára. José Avillez trabalha 16 horas por dia e está sempre com muitos projectos. No ano passado reabriu o Belcanto, um restaurante de alta cozinha no Largo de São Carlos, que recebeu este ano uma estrela Michelin. Também recentemente foi nomeado para a primeira lista anual Foodie Top 100 Restaurantes na Europa e Ásia Pacífico, prémio organizado pela Glam Media. Além do Belcanto, José Avillez detém o Cantinho do Avillez e este ano abriu a Pizzaria Lisboa, além de ter criado, em 2011, com a H3, a Empadaria do Chef, vocacionada para centros comerciais. Ainda nos habituámos a ver José Avillez nos programas JA ao Lume, transmitidos pela SIC Mulher. Não pára. Aos 33 anos é dos mais conceituados chefs portugueses. José Bento dos Santos e Maria de Lurdes Modesto são os seus padrinhos em Portugal. Lá fora estagiou com Alain Ducasse, Eric Frechon e Ferran Adrià, que não hesita em dizer que é o seu guru.
*
O meu ingrediente favorito
Peixe e marisco português
Sabia que...
Os peixes mais capturados em Portugal são a cavala e a sardinha, com mais de 30 mil toneladas/ano, seguindo-se o carapau e o atum. Gambas são os mariscos mais apanhados.
O meu guru na cozinha
Vários, mas posso destacar Ferran Adrià
Avillez esteve no el bulli
José Avillez esteve três meses no El Bulli, o restaurante que Ferran Adrià tinha na Costa Brava, na Catalunha e que deu lugar à Fundação El Bulli, dedicada à investigação gastronómica.
O meu sonho
Sou um sonhador, por isso tenho muitos…
A minha receita de verão
Camarões salteados com alho, malagueta, coentros e erva príncipe
2 pessoas
- 9 unidades de camarão limpo 40/60
- 60 ml de azeite
- 15 g de alho laminado
- 10 g de erva príncipe
- 2 gomos de lima
- 10 g de gengibre
- 5 g de coentros em juliana
- 5 g de malagueta laminada sem sementes
- Flor de sal q.b.
Aqueça o azeite com o alho, a erva príncipe, 1 gomo de lima e o gengibre. Quando o azeite estiver quente, junte o camarão, mas não deixe fritar. Tempere com flor de sal, malagueta laminada, sumo de um gomo de lima e coentros cortados em juliana. Deixe cozinhar mais um pouco e sirva de imediato.
*
A minha dica de Verão
Se puder, faça as compras nos mercados. Temos excelentes produtos.
Acredito que em Portugal temos o melhor peixe e marisco.