Outros sites Medialivre
Notícia

Akis Konstantinidis - Cozinhe, repita e partilhe

Chef" do "Can the Can" deixa um conselho: experimentem, cozinhem, repitam mas, no final, dêem a provar a outros. Partilhe.

Negócios 01 de Agosto de 2013 às 11:32
Bruno Simão
  • Partilhar artigo
  • ...

Nasceu na Grécia, mas, com 25 anos de Portugal, já fez do país a sua uma opção e desígnio de vida. O "chef" Akis Konstantinidis assina as receitas à base de conservas portuguesas do "Can the Can", restaurante situado no Terreiro do Paço, em Lisboa, lançado em 2012. Rui Pregal da Cunha (quem não se lembra dele dos "Heróis do Mar"?) é um dos fundadores do "Can the Can".


É o "chef" do "Can the Can", espaço, em Lisboa, que transformou as tradicionais conservas em cozinha "gourmet". É grego. Estudou em Itália. Vive há 25 anos em Portugal. Dois países em crise, mas que não perdem as origens e gostos gastronómicos. Deixa um conselho: experimentem, cozinhem, repitam mas, no final, dêem a provar a outros. Partilhe. 

 

Akis Konstantinidisé grego, mas estudou arquitectura em Itália onde se começou a dedicar à culinária. Estudou a cozinha italiana em Milão, Perugia, Florença e Catania, complementando, depois, com o estudo da culinária portuguesa.

 

 

 

*

 

 

O meu ingrediente favorito


Uma grande paixão, temperada com ervas aromáticas e muito azeite extravirgem.

 

 


O meu guru na cozinha


Principalmente os meus pais, com as refeições que me proporcionaram, regadas com amor, alegria, tradição e paixão.

Com eles, aprendi que "estar à volta de uma mesa", partilhando a comida e as próprias experiências, é um momento de intimidade que se torna, facilmente, numa paixão.

 

 


Os outros gurus

São os amigos italianos e portugueses, que "me ensinaram a arte da cozinha da sua terra. No caso de Portugal, passou a ser minha por opção e desígnios da vida. Aprendi, também, que a natureza é, de certeza, a melhor cozinheira do mundo, com tantos e bons ingredientes, cuja qualidade é determinante para qualquer prato".

 

 


O meu sonho

Trabalhar cada vez mais produtos com "terroir" [de região], e tanto "umami", como as conservas nacionais, é o sonho a repetir. Descobrir a simplicidade e inovar.
Realçar o melhor de cada coisa simples.

 

 

  

A minha receita de verão

 

Salada de morango com filetes de atum e presunto estaladiço

 

2 pessoas

 

Molho
- 2 colheres (chá) de mel
- 1 1/2 colher (chá) de mostarda antiga (em grão)
- 2 colheres (chá) de vinagre balsâmico
- 2 colheres (sopa) de azeite virgem extra
- Flor de Sal q.b.


Salada
- 80 g folhas de agrião baby
- 3 fatias finas de presunto estaladiço (tostado no forno)
- 140 g morangos (6 a 7) bem vermelhos cortados às lâminas
- 120 g filetes de atum em lascas
- Folhas de Tomilho-limão, fresco a gosto

 

Primeiro, coloca-se num prato de massa (fundo) os agriões. Tempera-se com vinagrete de mostarda e polvilha-se com um pouco de farelos de presunto estaladiço. De seguida, dispõem-se as lascas de atum no sentido radial. Depois de cortados os morangos na vertical e em lâminas finas, colocam-se em circunferência em vários "layers" convergentes de modo a formarem uma flor, tipo pétalas de rosa. Para finalizar, temperar com um pouco de flor de sal e pimenta 5 bagas.

 

 

 

*

 

 

A minha dica de verão

 

"Quem não arisca não petisca".
Aproveite os produtos únicos de cada época. Atreva-se, experimente, tente, cozinhe, cozinhe outra vez e repita. No fim, e para se sentir seguro com o resultado, partilhe a sua comida e oiça com atenção os comentários.
Ame a sua comida e partilhe-a, vai-lhe saber melhor. Partilhe, partilhe, partilhe e divirta-se.

  

 

Mais notícias