Outros sites Medialivre
Notícia

Viana: Autarquia anti-touradas e com cofres cheios "marra" na demolição do Coutinho

A Câmara de Viana do Castelo, que respira saúde financeira e prevê investir 22 milhões de euros este ano, vai comprar a sede do Vianense e converter a antiga praça de touros num palco desportivo. E espera pela decisão do Tribunal Constitucional para demolir o “Prédio Coutinho”.

29 de Março de 2016 às 09:00
Paulo Duarte
  • Partilhar artigo
  • ...

Orçamento de 60 milhões, com investimento em alta e endividamento em baixa

Com um orçamento para este ano "a rondar os 60 milhões de euros", a Câmara de Viana do Castelo respira saúde financeira. "Reduzimos o passivo em 10 milhões de euros em cinco anos, de 35 em 2010 para 25 milhões de euros. Temos neste momento uma capacidade de endividamento de nove milhões", realça o presidente da autarquia. "E, neste período, quase triplicámos a poupança corrente para 19,4 milhões de euros", enfatiza José Maria Costa. Com um investimento municipal previsto de 22 milhões de euros em 2016, estão cabimentados cinco milhões para o acolhimento empresarial e outros cinco em sede de transferência de verbas para projectos liderados pelas freguesias do concelho.

Demolição do célebre prédio coutinho à espera do tribunal constitucional

Com 13 andares, o Edifício Jardim, mais conhecido como "Prédio Coutinho", situa-se em pleno centro histórico de Viana do Castelo e tem demolição prevista desde o ano 2000, ao abrigo do programa Polis, para ali ser construído o novo mercado municipal. "Ganhámos todas as acções judiciais [interpostas por moradores], mesmo no Supremo, estando agora a aguardar, desde Junho, a decisão final do Tribunal Constitucional", afirma o presidente da Câmara de Viana. José Maria Costa diz que a autarquia tem "todas as condições para efectuar a demolição". Nesse espaço deverá nascer o novo mercado municipal da cidade.

Antiga praça de touros transformada em palco desportivo e cultural

Construída em 1948, há muitos anos que a praça de touros de Viana do Castelo só abria portas por altura da Romaria da Senhoria d’Agonia, o que aconteceu pela última vez em Agosto de 2008. Viana declarou-se entretanto cidade anti-touradas, pelo que, desde então, a arena tem estado encerrada. O espaço, que não será demolido, será agora reconvertido num "pavilhão dedicado à prática desportiva e actos culturais", devendo as obras custar 2,5 milhões de euros e estarem prontas no final de 2017.

Câmara compra sede do Vianense para resgatar clube da penhora

Há um mês, uma hasta pública para venda da sede e do estádio penhorados ao Sport Clube Vianense ficou deserta. A Câmara Municipal entrou então em campo e resgatou o património do principal clube de Viana. "Não podia assistir à delapidação do património da cidade, pelo que acordámos com o credor Caixa de Crédito Agrícola a aquisição da sede do Vianense por cerca de 300 mil euros", revela o presidente da autarquia, adiantando que o clube "terá assim condições para lá continuar, através de um contrato de comodato por 30, 40 ou 50 anos".

Reparação da centenária ponte eiffel arranca em maio e vai demorar 70 dias

A ponte Eiffel, de Viana do Castelo, vai entrar em obras. A "reparação urgente" está orçada em 118 mil euros, deverá arrancar em Maio e demorar 70 dias. A centenária ponte é utilizada no piso superior por peões, viaturas ligeiras e pesadas, e no tabuleiro inferior por comboios.

Mais notícias