Outros sites Medialivre
Notícia

Ex-libris de Matosinhos

Matosinhos é uma cidade onde há sempre alguma coisa a acontecer. Num concelho onde se investem cerca de 7 milhões de euros em cultura e desporto, a diversidade de oferta é garantida.

16 de Abril de 2019 às 12:00
Paulo Duarte
  • Partilhar artigo
  • ...
Cultura
História e modernidade de mãos dadas

Inaugurado em 1996, o Museu da Quinta de Santiago é um espaço cultural instalado num edifício histórico de 1896. É constituído por três edifícios: o museu propriamente dito, o Espaço Irene Vilar e a Casa do Bosque, onde se encontra a Cascata Gigante. As atividades aqui proporcionadas durante o ano são várias. Recriações histórias são também um atrativo deste concelho, e marcam presença regular do cartaz cultural. A Lenda de Cayo Carpo, os Piratas, e os Hospitalários no Caminho de Santiago são alguns dos eventos anuais que atraem milhares de pessoas ao concelho. Paralelamente a cidade também aposta na modernidade da arquitetura e no design. A Casa de Chá da Boa Nova, projetada por Siza Vieira, tal como a piscina da Marés são ex-libris do concelho que viu nascer o arquiteto.

Gastronomia
A marca World's Best Fish

A gastronomia de Matosinhos é cada vez mais apreciada a nível nacional e internacional, sendo até um dos importantes polos de atração turística. Sob a marca World's Best Fish, Matosinhos pretende consolidar-se como um dos locais mais atrativos para comer bom peixe, numa terra de grande tradição piscatória. São mais de 600 os restaurante ativos neste concelho, famoso pelo seu peixe e marisco, já que em tempos longínquos a carne de aves, de porco e de bovino era um privilégio de poucas famílias e a classe piscatória limitava a sua dieta ao peixe, confecionado de várias maneiras. Nas dezenas de esplanadas, onde as vistas de mar são bem apreciadas, podem os visitantes degustar caldeirada de peixe, bacalhau assado, arroz de tamboril, robalo, cherne, linguado, pescada, filetes de polvo, e a já famosa cataplana de marisco.
Mais notícias