Outros sites Medialivre
Notícia

Um tesouro para aproveitar: a reciclagem de madeira

Não temos muita madeira nas embalagens, há nas caixas de vinho, de fruta, mas há potencial para recolher madeira para ser reciclada”, observou a CEO da Sociedade Ponto Verde.

10 de Maio de 2023 às 15:00
Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde Pedro Ferreira
  • Partilhar artigo
  • ...
"A floresta está muito próxima da cadeia de valor na qual a Sociedade Ponto Verde trabalha, a do grande consumo, que é altamente dependente da floresta. "Isto porque é a fonte de recursos como o papel que irá dar base à embalagem que está a suportar o consumo", explicou a CEO da Sociedade Ponto Verde (SPV), Ana Trigo Morais. Na sua opinião, "a madeira tem um potencial de reciclagem muito grande que não está a ser aproveitado. Não temos muita madeira nas embalagens, há nas caixas de vinho, de fruta, mas há potencial para recolher madeira para ser reciclada". Referiu ainda que: "A indústria pergunta-nos se a SPV não consegue entregar madeira para o mobiliário, chão e pavimentos, há carência de matérias-primas".

O futuro sustentável passa "pela capacidade de diminuir a extração de recursos naturais através dos processos de reciclagem e dos recicláveis de papel e outros materiais. Estaremos a aumentar a capacidade de circularizar os recursos, de ter matérias-primas secundárias que poupam os recursos naturais."

O potencial de reciclagem da madeira não está a ser aproveitado. Ana Trigo Morais
CEO da Sociedade Ponto Verde
"É fundamental para todos termos um ganho e uma cadeia de valor que funcione em interligação e interoperabilidade porque o resultado final constrói-se a partir da forma como estamos a extrair, por exemplo, a matéria-prima da floresta ou como estamos a poupar a floresta porque construímos uma solução", assinalou Ana Trigo de Morais.

Embalagem e madeira

Para a CEO da Sociedade Ponto Verde, atualmente cruzam-se questões como "um mundo que hoje está muito aflito com as matérias-primas" e os problemas que roteiros para a neutralidade carbónica colocam e que são como se "vai compensar o carbono que se emite porque a atividade que temos não é neutra em termos do impacto carbónico". Na sua opinião, "a madeira tem um potencial de reciclagem muito grande que não está a ser aproveitado. Não temos muita madeira nas embalagens, há nas caixas de vinho, de fruta, mas há potencial para recolher madeira para ser reciclada".

80% de reciclagem de cartão

Na reciclagem de cartão de embalagem, Portugal tem uma taxa na ordem dos 80%, "mas há muito potencial para aproveitar em outras áreas, e temos pouco tempo para atingir as metas de reciclagem dos 5 milhões de resíduos urbanos que produzimos em Portugal, em que 24% são embalagens", afirmou Ana Trigo de Morais.

Defende que se devia desafiar os cidadãos a "serem mais amigos da floresta" e a amplificar uma rede de ecocentros onde as famílias pudessem colocar os móveis que já não utilizam, os resíduos de uma obra.

"Gostava de construir uma rede de ecocentros para a sensibilização ambiental, a recolha de resíduos para reciclar, e que tivesse pequenos laboratórios experimentais e de reparação, porque a reutilização também é importante na hierarquia da gestão de resíduos", concluiu.