- Partilhar artigo
- ...
"O município tem investido em diversas infraestruturas, mas é essencial, para atrair empresas para o concelho, a criação de dois parques industriais, com investimentos que rondam os 55,5 milhões de euros", afirmou Teresa Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Anadia. A autarca sublinhou que esta iniciativa será decisiva, uma vez que, até agora, "as inúmeras empresas que se têm instalado no concelho fizeram-no de forma dispersa". Estas declarações foram feitas na abertura da edição das Conferências de Outono, realizadas no Museu do Vinho da Bairrada, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Anadia em parceria com a consultora FNWay Consulting & Innovation, e que conta com o Negócios como media partner. Com a instalação das empresas, não terminam os desafios, porque surgem temas como a habitação, a fixação das pessoas, a chegada de imigrantes, que "são tão precisos porque há escassez de mão de obra, mas criam outros problemas sociais no próprio concelho". Acrescenta que têm de "continuar a estar atentos e trabalhar em áreas como a educação, a parte social ou a saúde."
Fixação de jovens
Teresa Cardoso acentuou que se tem feito "um esforço acrescido para a fixação dos mais jovens, porque é essencial a fixação dos talentos, pois precisamos de mão de obra qualificada". Para isso, criaram incentivos para, em conjunto com as empresas, atingirem-se estes objetivos.
José Manuel Ribeiro, diretor do Departamento de Setor Público, Associativo e Institucional da FNWay Consulting, salientou que é preciso "perceber que a imigração é algo fundamental para a nossa economia funcionar", mas que se deveria assegurar que a pessoa tem capacidade para trabalhar em Portugal e que o Estado deve "facultar todas as condições de acolhimento e integração". Assinalou ainda o papel dos municípios na atratividade do investimento nacional e estrangeiro, através dos instrumentos e benefícios disponíveis.