Outros sites Medialivre
Notícia

Mobilidade eléctrica à boleia da Europa

A Alemanha aprovou nas últimas semanas uma recomendação no Bundesrat, conselho federal que representa os 16 estados, no sentido de banir os carros com motores a gasóleo e gasolina a partir de 2030.

14 de Novembro de 2016 às 12:04
  • Partilhar artigo
  • ...
A Volkswagen estima que 25% das vendas em 2025 vão ser no segmento dos carros eléctricos. Também a partir desse ano, a Noruega prevê a proibição dos carros convencionais. Estará o mundo a caminhar, em definitivo, na direcção da mobilidade eléctrica?

"Os carros estão a ter cada vez mais autonomia, as baterias vão ser cada vez mais eficientes e baratas, portanto é um caminho que se vai fazendo", responde o presidente da EDP Comercial, sustentando que o custo por 100 quilómetros num veículo eléctrico é só de 1,5 euros. Com a progressiva oferta destes carros no mercado, este é um tema económico. As poupanças reais dependem do perfil de utilização, mas os defensores desta solução sustentam que um raio de 100 a 150 quilómetros abrange a maior parte das viagens diárias dos automobilistas.

Excluindo os domésticos, os clientes públicos representam quase metade (48%) das instalações e um quarto (25%) do volume de energia transaccionado pela EDP Comercial. E o Estado tem também "uma responsabilidade como exemplo, pois todo este tema da sustentabilidade vai parar muito ao lado do Estado", frisa Miguel Stilwell. Quanto ao grupo EDP, nota que "sempre se destacou por conseguir antecipar macro-tendências" e quer "estar, não onde o mundo está hoje, mas onde vai estar dentro de dez ou 15 anos".