Outros sites Medialivre
Notícia

Como é que a digitalização pode baixar a factura energética?

Através do computador ou smartphone, as ferramentas digitais permitem melhorar a gestão dos consumos, com um controlo mais fácil, preciso e com monitorização permanente.

14 de Novembro de 2016 às 12:02
  • Partilhar artigo
  • ...
Tudo se resume a uma boa utilização dos recursos. Hoje já é possível desmaterializar grande parte dos processos relacionados com o fornecimento de energia, desde a contratação a pagamentos, com uma redução objectiva dos custos para todos os intervenientes. Fornecedores e também clientes.

Uma mudança prática e geradora de poupanças é a simples utilização de facturas electrónicas ou do site onde está disponível informação como as leituras ou contratos. Ainda na componente da digitalização, um aspecto mais sofisticado prende-se com a gestão dos consumos. E com a tecnologia já disponibilizada pelas distribuidoras no mercado, é possível controlá-los de forma mais fácil - no computador ou no smartphone -, mais precisa e com monitorização constante. Ou ainda aumentar a eficiência através de regras específicas, como programar que todas as luzes de um escritório se apaguem a partir das 20h.

Comparar consumos actuais com períodos homólogos, analisar o histórico, fazer comparações entre edifícios parecidos pertencentes à mesma Câmara Municipal. Esta é uma das ferramentas com informação que a EDP oferece aos clientes empresariais - e ainda não aos domésticos. Miguel Stilwell dá o exemplo: "Uma cadeia de restauração pode fazer um ranking dos consumos em cada uma das lojas com o número de clientes que lá vão. Fica com uma correlação sobre qual é o consumo de energia por cliente, consegue ver que lojas estão a consumir bem e quais estão a consumir de forma ineficiente".

Inovação e a digitalização é um dos temas no seminário de Aveiro. José Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro e vice-presidente da Associação Nacional de Municípios, vai testemunhar a transformação digital nas autarquias, enquanto Artur Mimoso vai falar da sua experiência nos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, de que é vogal da administração, depois de assumir funções como director de compras no Ministério da Defesa (2011-2012) e no ano seguinte da ESPAP - Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, no Ministério das Finanças.

Internet já vale 35%

Gestão de contratos, facturas, leituras, pedidos de alterações de potência ou novas ligações. Estas são algumas das operações que os clientes da EDP estão a fazer cada vez mais online, seja através do "browser" ou das aplicações móveis ("app"), com estas últimas a registarem um maior aumento de utilização. Em 2016, a companhia já ultrapassou o milhão de utilizadores no EDP Online, entre particulares e empresas, com Stilwell a assinalar que "é um número que já começa a impressionar".

"É uma eficiência. Não precisam de ir à loja ou sequer de ligar para o call center", frisou o gestor. De acordo com os dados fornecidos ao Negócios, essa mudança para a Internet na forma de contacto levou à redução dos atendimentos telefónicos. No total de interacções com clientes, os "logins" no EDP Online representavam 18% em 2014 e 26% em 2015. A estimativa é que no final deste ano já ascendam a 35% do total.