Outros sites Medialivre
Notícia

AgroAguiar: No princípio foi a castanha

AgroAguiar, os seus produtos secos e congelados destinam-se à indústria alimentar e à distribuição alimentar.

04 de Março de 2021 às 14:30
  • Partilhar artigo
  • ...

Empresas Sustentáveis - Vencedor

Início da atividade: 2007
N.º de colaboradores: 50
Volume de faturação: 5,1 milhões de euros
Volume de exportação: 2,9 milhões de euros

Fundada em 2007 em Sabroso de Aguiar, em Vila Pouco de Aguiar, a AgroAguiar cultiva, adquire, processa e distribui frutos secos e frutos congelados portugueses para o mercado nacional e internacional. Adquire mais de 90% da fruta em Portugal através de uma relação de proximidade com agricultores e cooperativas locais. No entanto, como salienta Rodrigo Reis, administrador da AgroAguiar, "a castanha é o nosso produto core".

"Os principais destinos dos nossos produtos são o abastecimento às indústrias alimentares, que transformam a nossa matéria-prima congelada, e o retalho alimentar", disse Rodrigo Reis. O gestor considera que "todos os anos temos conseguido acrescentar novos frutos congelados para que a indústria alimentar e o retalho alimentar possam ter uma oferta alargada de congelada de qualidade durante todo o ano".

Em termos de desafios Rodrigo Reis considera que é crucial para se manterem competitivos "a otimização dos nossos processos produtivos numa ótica de sustentabilidade e de acrescentar valor aos nossos produtos". Esta será a base para consolidar a posição e as quotas de mercado, mas sobretudo para tentar crescer tanto com produtos core e como outros que possam surgir. Podem ser por iniciativa da nossa empresa, sobretudo de inovação que possamos acrescentar à nossa atividade, quer pelos nossos clientes que todos os anos nos lançam desafios nos nossos campos de atuação nomeadamente na distribuição de fruta congelada", concluiu Rodrigo Reis.

Estratégia ambiental A empresa tem uma estratégia de sustentabilidade ambiental para atingir a neutralidade carbónica. Apostou na produção da energia para autoconsumo e um dos projetos passou pela implementação de 454 painéis solares, que evita a produção de 150 toneladas de CO2, o equivalente à plantação de sete mil árvores. Outro projeto tem a ver com a gestão de resíduos de embalagens com 9,34 toneladas de CO2 evitadas.