- Partilhar artigo
- ...
Jovens Agricultores
Menção Honrosa Hugo Bacalhau (Goji Natur)
"A Goji Natur nasce da forte vontade de criação de um negócio próprio aliada ao gosto pela agricultura. Queria apostar neste setor, mas com inovação e não apenas explorar frutos/produtos já muito vistos no mercado", recordou Hugo Bacalhau. A sua formação não tinha a ver com a atividade agrícola, estudo na Escola de Comércio de Lisboa, mas "sempre tive ligação ao campo e um gosto que foi crescendo comigo por este mundo agrícola".
A ideia andou sempre à volta de produzir pequenos frutos, como os mirtilos, as framboesas ou as amoras, mas verificou que era um mercado mais ocupado e procurou alternativas. Após algumas experiências e pesquisas, Hugo Bacalhau conheceu as bagas de goji, originárias da China, e foi "paixão à primeira vista". "Um superalimento que vinha de longe e ainda não era muito conhecido por cá", disse Hugo Bacalhau.
Na Quinta dos Freixiais, na Vidigueira, fez a plantação do pomar em 2017, com a intenção de produzir e entregar as bagas biológicas a uma cooperativa ou um revendedor. "Rapidamente, apercebi-me de que não seria fácil pois era uma cultura emergente e pouco conhecida. Então criei a marca Goji Natur e entrámos em 2018 no mercado com as bagas frescas, que foi uma novidade em muitos espaços comerciais", contou Hugo Bacalhau.
Loja online
Atualmente têm no mercado quatro produtos: as bagas de goji frescas que foi a inovação e a novidade quando em 2018 entraram no mercado, as bagas de goji desidratadas, a compota de goji e uma geleia picante de goji.
Na pandemia de covid-19 a Goji Natur não sentiu o impacto muito forte no negócio. "As vendas têm crescido todos os anos, e 2020 não foi exceção. Claro que poderíamos ter crescido ainda mais e o facto de os nossos produtos serem bio e muitas vezes considerados gourmet faz com que não sejam um bem de primeira necessidade e os consumidores neste último ano deram prioridade a estes, mas modo geral não nos podemos queixar", explica Hugo Bacalhau.
Mesmo assim investiu numa loja online para acompanhar o crescimento do comércio eletrónico. "Ainda tem de ser melhorada, pois estamos prestes a lançar produtos novos e temos alguns objetivos em mente para a loja online após isso", concluiu Hugo Bacalhau. "Os produtos são 100% biológicos, naturais e portugueses. Todos os ingredientes e as empresas com quem fazemos parceria são sempre empresas portuguesas", sublinhou Hugo Bacalhau.
Menção Honrosa Hugo Bacalhau (Goji Natur)
"A Goji Natur nasce da forte vontade de criação de um negócio próprio aliada ao gosto pela agricultura. Queria apostar neste setor, mas com inovação e não apenas explorar frutos/produtos já muito vistos no mercado", recordou Hugo Bacalhau. A sua formação não tinha a ver com a atividade agrícola, estudo na Escola de Comércio de Lisboa, mas "sempre tive ligação ao campo e um gosto que foi crescendo comigo por este mundo agrícola".
A ideia andou sempre à volta de produzir pequenos frutos, como os mirtilos, as framboesas ou as amoras, mas verificou que era um mercado mais ocupado e procurou alternativas. Após algumas experiências e pesquisas, Hugo Bacalhau conheceu as bagas de goji, originárias da China, e foi "paixão à primeira vista". "Um superalimento que vinha de longe e ainda não era muito conhecido por cá", disse Hugo Bacalhau.
Na Quinta dos Freixiais, na Vidigueira, fez a plantação do pomar em 2017, com a intenção de produzir e entregar as bagas biológicas a uma cooperativa ou um revendedor. "Rapidamente, apercebi-me de que não seria fácil pois era uma cultura emergente e pouco conhecida. Então criei a marca Goji Natur e entrámos em 2018 no mercado com as bagas frescas, que foi uma novidade em muitos espaços comerciais", contou Hugo Bacalhau.
Loja online
Atualmente têm no mercado quatro produtos: as bagas de goji frescas que foi a inovação e a novidade quando em 2018 entraram no mercado, as bagas de goji desidratadas, a compota de goji e uma geleia picante de goji.
Na pandemia de covid-19 a Goji Natur não sentiu o impacto muito forte no negócio. "As vendas têm crescido todos os anos, e 2020 não foi exceção. Claro que poderíamos ter crescido ainda mais e o facto de os nossos produtos serem bio e muitas vezes considerados gourmet faz com que não sejam um bem de primeira necessidade e os consumidores neste último ano deram prioridade a estes, mas modo geral não nos podemos queixar", explica Hugo Bacalhau.
Mesmo assim investiu numa loja online para acompanhar o crescimento do comércio eletrónico. "Ainda tem de ser melhorada, pois estamos prestes a lançar produtos novos e temos alguns objetivos em mente para a loja online após isso", concluiu Hugo Bacalhau. "Os produtos são 100% biológicos, naturais e portugueses. Todos os ingredientes e as empresas com quem fazemos parceria são sempre empresas portuguesas", sublinhou Hugo Bacalhau.
Novos produtos com base no goji Estão a fazer o lançamento de três novas referências de compota, em que a base é o goji, mas com outras misturas de fruta como a romã, a laranja e o limão. Em breve será lançado um chocolate em tabletes com bagas de goji biológico. A ideia de Hugo Bacalhau é lançar novos produtos sempre com base no goji.
Em termos de desafios futuros da Goji Natur, Hugo Bacalhau refere que, "depois de implantado o projeto, a principal dificuldade é a comercialização das bagas desidratadas por causa da concorrência do produto chinês, se bem que estamos em mercados diferentes, ainda assim pode-se dizer que é um desafio".
Em termos de desafios futuros da Goji Natur, Hugo Bacalhau refere que, "depois de implantado o projeto, a principal dificuldade é a comercialização das bagas desidratadas por causa da concorrência do produto chinês, se bem que estamos em mercados diferentes, ainda assim pode-se dizer que é um desafio".