Outros sites Medialivre
Notícia

Mão de obra e investimento em debate da Anadia

Na terceira edição das Conferências de Outono, que se realizam a 22 de novembro, estarão presentes Luís Paes Antunes, António Martins da Cruz, Luís Mira Amaral e Miguel Frasquilho.

18 de Novembro de 2024 às 14:00
As Conferências de Outono têm como tema principal a atração de mão de obra e talento, e o investimento empresarial. Bruno Colaço
  • Partilhar artigo
  • ...

As Conferências de Outono têm como tema principal a atração de mão de obra e talento, e o investimento empresarial.

"Atração de mão de obra e integração social" e "Captação de investimento empresarial pelos municípios" são os temas que estarão em debate nas "Conferências de Outono", que se realizam a 22 de novembro, das 9h00 às 17h00, no auditório do Museu do Vinho da Bairrada, em Anadia.

Estas conferências, que estão no seu terceiro ano, foram "criadas para colocar Anadia na centralidade da discussão dos principais assuntos e temas nacionais, e para que não se limitassem a ser parte de conferências em Lisboa e Porto", referiu Jorge Sampaio, vice-presidente da Câmara de Anadia.

As temáticas das Conferências de Outono são transversais a todos o país e a todas as autarquias e é cada vez mais premente a discussão destes assuntos até pelo contexto que estamos a viver. Jorge Sampaio
Vice-presidente da Câmara de Anadia

Os temas deste ano estão relacionados com a atração de mão de obra e talento, e o investimento empresarial, nomeadamente a captação de investimento estrangeiro, que "são temáticas transversais a todo o país e a todas as autarquias, sendo cada vez mais premente a discussão destes assuntos, até pelo contexto que estamos a viver", frisou Jorge Sampaio.

As conferências de Outono são promovidas pela Câmara Municipal de Anadia, em parceria com a consultora FNWay Consulting & Innovation, e contam com a coordenação de Luís Mira Amaral, que foi ministro da Indústria entre 1987 e 1995 e é professor no ISCTE Executive Education, e Miguel Frasquilho, que foi presidente do AICEP.

Nesta terceira edição das Conferências de Outono, foram feitas três alterações. Em vez de serem três dias, passou a ser apenas um dia, mas com dois painéis. "Haverá ainda uma mescla entre oradores com uma perspetiva nacional, uma visão mais holística, e também oradores com um ponto de vista local", sublinhou Jorge Sampaio.

Na parte da manhã de 22 de novembro, será debatida a "Atração de mão de obra e integração social" com Luís Pais Antunes, presidente do Conselho Económico e Social, Alexandra Andrade, "country manager" do The Adecco Group, e José Aleixo Santiago, presidente do Conselho de Administração da Epedal - Indústria de Componentes Metálicos, com moderação de Miguel Frasquilho.

Na parte da tarde, o tema em discussão será a "Captação de investimento empresarial pelos municípios" e contará com António Martins da Cruz, presidente do Conselho de Administração da Oeiras Valley Investment Agency, Luís Pádua Gonçalves, "senior inward investment manager" da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, João Paulo Anjos, diretor do Departamento de Economia e Gestão Financeira e Patrimonial da Câmara Municipal de Anadia, e Mário Costa e Cátia Pêgo, jovens empresários nas áreas de restauração e publicidade.

Haverá ainda um almoço volante oferecido a oradores e participantes, que será um momento de "networking" e partilha, onde "oradores e participantes possam conversar", concluiu Jorge Sampaio.