Outros sites Medialivre
Notícia

Marcelo Rebelo de Sousa e o salto estrutural da economia portuguesa

O Chefe de Estado, que é presidente honorário da COTEC Portugal, salientou que esta "nunca largou a bandeira da inovação", desde que foi criada, em 2003.

06 de Junho de 2024 às 16:55
José Gageiro/Movephoto
  • Partilhar artigo
  • ...

Em menos de 15 anos, o tecido empresarial português mudou e criou "estruturalmente uma nova economia, sobretudo com os passos dados na internacionalização, na diversificação interna e externa, na digitalização, transição energética e sustentabilidade, inovação, investigação", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, no encerramento da II Conferência Millennium Talks COTEC Innovation Summit.


Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que esta mudança foi feita num sucessivo período de crises que fustigaram Portugal, desde as crises das dívidas soberanas, finanças públicas e bancária à pandemia de covid-19, à inflação, às guerras na Europa e no Médio Oriente. "As empresas contaram com o apoio de fundos europeus e dos poderes públicos, mas o facto é que souberam reagir, reconstituir-se e repensar-se, e, com isso, deram um salto estrutural", reforçou Marcelo Rebelo de Sousa.

Como referiu Gonçalo Regalado, diretor de Marketing de Empresas, Negócios e Institucionais do Millennium bcp, desde 2011 a 2023 houve um crescimento do VAB em 41%, o aumento do volume de negócios foi de 33%, as exportações aumentaram 29% e o emprego cresceu 10%.

O Chefe de Estado, que é presidente honorário da COTEC Portugal, salientou que esta "nunca largou a bandeira da inovação", desde que foi criada, em 2003, por iniciativa do então Presidente da República, Jorge Sampaio. Defendeu que "conseguiu pôr há mais de vinte anos na agenda da economia portuguesa a inovação, a economia circular, a transição energética e digital e, sobretudo, a abertura para a realidade que é a mudança constante e cuja resposta passa pela investigação e a inovação permitindo a competitividade", disse Marcelo de Rebelo de Sousa.