- Partilhar artigo
- ...
Em 1959, tinha José Alberto Caires 14 anos, frequentava o ensino secundário na Escola Industrial e Comercial do Funchal quando começou a trabalhar na secção de ótica do Bazar do Povo, uma loja no centro da cidade do Funchal. Quando regressou do serviço militar continuou a trabalhar no ramo da ótica, mas o seu primeiro negócio acabou por ser um restaurante.
Mas em 1984 numa pequena loja no rés do chão da Rua Fernão Ornelas, no Funchal, que era uma antiga casa de fotografia, nasceu a primeira loja Alberto Oculista. Iniciou a sua expansão pela região da Madeira tendo contado com associação feita com a Multiópticas e que ajudou ao seu crescimento. Finda esta parceria, a Alberto Oculista tornou-se uma forte marca regional e alargou, em 2011, os seus horizontes territoriais ao continente, com a aquisição de 10 lojas no Algarve, e, mais tarde, ao arquipélago dos Açores.
Neste processo chegaram a passar de duas para oito lojas em 30 dias, referiu Miguel Caires, que representa, com a irmã, Cátia Caires Correia, a segunda geração na liderança do grupo de ótica. Hoje, a Alberto Oculista conta com mais de 68 lojas em Portugal e uma loja em Madrid, inaugurada em 2017. Conta com mais de 300 funcionários e recentemente a holding mudou a designação de Revelation Team para Grupo Alberto Oculista. A família Caires tem negócios em seis áreas de atividade, entre as quais três são estratégicas como a ótica, com a Alberto Oculista, o imobiliário e a alimentação saudável, esta depois da aquisição da marca "Bioforma".
Atração de clientes
Se ao grupo Alberto Oculista coube o prémio da Excelência Ótica Essilor -Grande Prémio Ótica do Ano, a loja no Saldanha Residence recebeu o prémio da Excelência Ótica Essilor para a Melhor Atração de Clientes. "A importância destes prémios está no reconhecimento do nosso trabalho, esforço e dedicação. A nossa participação faz com que as expectativas acerca do nosso trabalho fiquem ainda mais altas, portanto, todos os dias tentamos superar-nos", referiu Cláudia Mendes, responsável pela loja do Alberto Oculista.
A grande concorrência no mercado da ótica é o principal desafio e implica capacidade de diferenciação como o novo projeto para óculos personalizados, graças ao software VEA (Virtual Eyewear Assistant), mas sobretudo "fazer todos os dias o que pode ser o melhor para o nosso cliente, superar expectativas é o essencial", sublinha Cláudia Mendes.
Os objetivos são sempre "ser mais e melhor", afirma Cláudia Mendes. O que na sua opinião significa que "queremos todos os dias superar as expectativas das pessoas que nos procuram, os clientes são cada vez mais exigentes e são também mais informados, portanto, nós teremos de estar sempre um passo à frente do que as pessoas, que nos visitam, procuram. Temos de ter sempre alguma coisa que seja ainda melhor do que estão à espera."
Mas em 1984 numa pequena loja no rés do chão da Rua Fernão Ornelas, no Funchal, que era uma antiga casa de fotografia, nasceu a primeira loja Alberto Oculista. Iniciou a sua expansão pela região da Madeira tendo contado com associação feita com a Multiópticas e que ajudou ao seu crescimento. Finda esta parceria, a Alberto Oculista tornou-se uma forte marca regional e alargou, em 2011, os seus horizontes territoriais ao continente, com a aquisição de 10 lojas no Algarve, e, mais tarde, ao arquipélago dos Açores.
Neste processo chegaram a passar de duas para oito lojas em 30 dias, referiu Miguel Caires, que representa, com a irmã, Cátia Caires Correia, a segunda geração na liderança do grupo de ótica. Hoje, a Alberto Oculista conta com mais de 68 lojas em Portugal e uma loja em Madrid, inaugurada em 2017. Conta com mais de 300 funcionários e recentemente a holding mudou a designação de Revelation Team para Grupo Alberto Oculista. A família Caires tem negócios em seis áreas de atividade, entre as quais três são estratégicas como a ótica, com a Alberto Oculista, o imobiliário e a alimentação saudável, esta depois da aquisição da marca "Bioforma".
Atração de clientes
Se ao grupo Alberto Oculista coube o prémio da Excelência Ótica Essilor -Grande Prémio Ótica do Ano, a loja no Saldanha Residence recebeu o prémio da Excelência Ótica Essilor para a Melhor Atração de Clientes. "A importância destes prémios está no reconhecimento do nosso trabalho, esforço e dedicação. A nossa participação faz com que as expectativas acerca do nosso trabalho fiquem ainda mais altas, portanto, todos os dias tentamos superar-nos", referiu Cláudia Mendes, responsável pela loja do Alberto Oculista.
A grande concorrência no mercado da ótica é o principal desafio e implica capacidade de diferenciação como o novo projeto para óculos personalizados, graças ao software VEA (Virtual Eyewear Assistant), mas sobretudo "fazer todos os dias o que pode ser o melhor para o nosso cliente, superar expectativas é o essencial", sublinha Cláudia Mendes.
Temos de ter sempre alguma coisa que seja ainda melhor do que os clientes estão à espera. Cláudia Mendes
Responsável pela Alberto Oculista do Saldanha Residence
A responsável pela loja no Saldanha Residence da rede Alberto Oculista considera que "o desenvolvimento do setor da ótica é importante para os nossos clientes, até porque o mundo que nos rodeia vai evoluindo tecnologicamente todos os dias, e nós não nos podemos esquecer de que temos de acompanhar esse desenvolvimento, temos de procurar sempre as melhores soluções, garantir que conseguimos sempre a melhor escolha para as pessoas que nos procuram, isso é o que depois faz com que este desafio seja constante e diário".Responsável pela Alberto Oculista do Saldanha Residence
Os objetivos são sempre "ser mais e melhor", afirma Cláudia Mendes. O que na sua opinião significa que "queremos todos os dias superar as expectativas das pessoas que nos procuram, os clientes são cada vez mais exigentes e são também mais informados, portanto, nós teremos de estar sempre um passo à frente do que as pessoas, que nos visitam, procuram. Temos de ter sempre alguma coisa que seja ainda melhor do que estão à espera."
Prémio Essilor Excelência da Ótica Grande Prémio Ótica do Ano
Empresa: Alberto Oculista
Prémio Essilor Excelência da Ótica: Melhor Atração de Clientes Loja Alberto Oculista Saldanha Residence
Data de fundação 1984
Nº de lojas 68
Empresa: Alberto Oculista
Prémio Essilor Excelência da Ótica: Melhor Atração de Clientes Loja Alberto Oculista Saldanha Residence
Data de fundação 1984
Nº de lojas 68