Outros sites Medialivre
Negocios em rede
Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Notícia

A sustentabilidade passa pela educação

Instituições de ensino superior têm um papel fundamental na promoção dos ODS.

14 de Março de 2024 às 15:48
Isabel Braga da Cruz, pró-reitora da Universidade Católica Portuguesa.
Isabel Braga da Cruz, pró-reitora da Universidade Católica Portuguesa.

A sustentabilidade na governação, ambiental, social e económica, ancorada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, está inscrita nas agendas das instituições de ensino superior. Estas desempenham um papel crucial na promoção dos ODS, integrando a sustentabilidade em atividades de investigação, educação e interação com a sociedade.

 

No plano estratégico da Universidade Católica Portuguesa (UCP), o ensino e a investigação entrecruzam-se com a responsabilidade social universitária. "O objetivo é encontrar formas inovadoras, inclusivas e prospetivas de conciliar vertentes técnicas, científicas, económicas e sociais que influenciem favoravelmente a evolução do mundo moderno", conforme destaca a pró-reitora, Isabel Braga da Cruz. Esta motivação, comum a toda a UCP, está centrada nos estudantes, enquanto embaixadores dos princípios defendidos pela instituição.

 

Em resposta aos desafios globais da sociedade, a UCP desenvolve e é reconhecida nacional e internacionalmente por diversas ações. Os cursos sobre sustentabilidade e responsabilidade social corporativa e as cadeiras ODS centram-se, respetivamente, na formação de profissionais capacitados para promover a sustentabilidade em organizações e na democratização do acesso à temática. O projeto INSURE hub, articulado com o tecido empresarial, ou o Centre for Responsible Business and Leadership, que coloca a empresa responsável no centro da estratégia empresarial, reforçam o compromisso da Escola. Além do serviço prestado pela investigação, desenvolvimento e inovação nos mais variados domínios, na UCP passa-se da teoria à prática com a Aprendizagem Serviço e com a CASUS (Católica para a Sustentabilidade), através do voluntariado oferecido à sociedade.

 

Os ODS vieram para ficar. Segundo Isabel Braga da Cruz, têm "o potencial de inspirar uma transformação profunda no ensino superior, levando a Academia a adotar uma abordagem mais holística e sustentável na sua missão de educar, inovar e impactar positivamente a sociedade," em prol de um futuro mais justo e equitativo.

"Os ODS tem o potencial de inspirar uma transformação profunda no ensino superior." Isabel Braga da Cruz, pró-reitora da Universidade Católica Portuguesa
Mais notícias