Outros sites Medialivre
Negocios em rede
Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Notícia

As competências que as organizações prezam

Empresas procuram hoje profissionais com soft skills, mas não só.

22 de Setembro de 2021 às 11:39
  • ...

O mundo muda e o mercado de trabalho também. Hoje, os profissionais devem possuir capacidade de liderança e ter mais recetividade às novas tecnologias. Estas competências são muito importantes para ter sucesso no mercado de trabalho.

 

Cláudia Machado, senior manager da Hays, explica que atualmente "as soft skills são cada vez mais procuradas em detrimento das hard skills". As organizações dão valor à capacidade de liderança e de persuasão da sua equipa. "Alguém que consiga influenciar equipas, mas, ao mesmo tempo, adaptar-se rapidamente a situações de mudança e a contextos adversos, como os que vivemos ultimamente."

 

A senior manager da Hays destaca ainda a necessidade de os novos líderes "terem uma maior sensibilidade para as novas tecnologias, fomentar a implementação de novos sistemas de informação e maior capacidade de responder ao novo mundo do trabalho".

 

Quanto a Pedro Borges Caroço, associate partner da Page Executive Portugal, aponta igualmente as soft e hard skills, no entanto, acredita que "o que vai fazer a diferença será a capacidade de adaptação a todos os estímulos a que são sujeitos". "A diversidade e inclusão a todos os níveis, a flexibilidade de horários, tal como trabalho remoto a par com políticas de responsabilidade ambiental ou novas formas de remuneração, são alguns dos desafios a ter em conta", afirma.

 

Cursos para executivos? Claro

 

Para conseguir responder às solicitações e aos desafios atuais há que apostar em formação. Pedro Borges Caroço explicou recentemente à Sábado, num trabalho dedicado à área executiva, que este tipo de formações tem vindo a ganhar mais importância "e habitualmente são requeridas dependendo da complexidade do desafio".

 

Cada vez existe mais oferta de soluções e de maior qualidade, acompanhando "a necessidade que o mercado vai exigindo". Por isso, para estar atualizado e alinhado com a tendência, os executivos de hoje "reconhecem esta necessidade" e, além de toda a formação académica adicional, "as soft skills são determinantes na forma de atuar". "Só assim, estarão preparados para os constantes desafios que cada vez são mais complexos."

 

Por sua vez, Cláudia Machado também referiu à Sábado que os cursos de formação para executivos atualmente disponíveis são muito importantes para quem pretende evoluir profissionalmente. A responsável da Hays recorda que "os mestrados executivos e os MBA são das principais opções", sendo que, "em processo de recrutamento, na hora de decidir entre quem tem um MBA ou não, a opção recai sempre no primeiro".

Mais notícias