Notícia
Apoio fora da escola
O tempo que as crianças passam na escola nem sempre é o suficiente para que tenham boas notas no final do ano. As ajudas-extra são bem-vindas e, por vezes, é o que basta para que o seu filho faça um brilharete no próximo teste. Mas não é só por isso que...
30 de Setembro de 2009 às 09:45
Começaram as aulas e é depois da euforia que chegam as primeiras dificuldades. Saiba quanto pode custar o apoio extra-escolar, durante o actual ano lectivo e algumas soluções disponíveis no mercado.
O tempo que as crianças passam na escola nem sempre é o suficiente para que tenham boas notas no final do ano. As ajudas-extra são bem-vindas e, por vezes, é o que basta para que o seu filho faça um brilharete no próximo teste. Mas não é só por isso que os centros de explicações e de apoio extra-escolar existem. Pais com profissões que exigem muito tempo e dedicação podem não conseguir acompanhar o dia-a-dia escolar dos seus filhos como gostariam: porque não ocupar o seu tempo livre num sítio supervisionado, com professores especializados? Os pais ficam descansados e as crianças continuam, no centro, o trabalho iniciado na escola.
"As explicações, principalmente quando são dadas individualmente ou em grupos muito pequenos, permitem ir ao encontro das necessidades do aluno", explica Maria do Carmo Oliveira, psicóloga e directora do centro de explicações Action Student. "Iniciar explicações assim que o aluno evidencie as primeiras dúvidas ou dificuldades, será a forma mais segura de garantir o sucesso", acrescenta.
Para Manuel Borges, director geral da Aprende Mais, o apoio extra-escolar tem um papel fundamental na preparação dos alunos. "A procura aumenta exponencialmente para todos os níveis de ensino e os pais entendem cada vez mais a educação como um esforço conjunto", explica. Por isso, considera que a família deve estar atenta aos primeiros sinais de aviso de problemas na escola, como a falta de motivação, dificuldade em fazer os trabalhos de casa, fracas competências a Matemática e o desinteresse pela leitura.
"Muitos alunos não sabem preparar-se para os exames e provas escolares", diz Manuel Borges. O responsável acredita que muitos pais não conseguem acompanhar o estudo dos filhos, por falta de tempo, pelo seu horário de trabalho, entre outros motivos. Por isso, é importante que haja um outro apoio, para garantir que os alunos adquirem o ritmo de trabalho necessário para o sucesso escolar.
Mas os centros "também representam uma ajuda a nível social e familiar muito relevante", segundo Ivone Rocha, responsável pedagógica do Letras e Algarismos, no Porto. Os centros, quer através de explicações ou em regime de salas de estudo, conseguem dar um apoio mais personalizados aos alunos. E não só. "O diálogo entre o centro, os alunos e os pais é mais fácil", diz Ivone Rocha. Por isso, também devem ser locais de socialização e de outras aprendizagens. "Ao fim de 10 anos, vejo que a grande importância dos centros reside especialmente no apoio que estes podem dar às famílias."
Contudo, os pais também não devem descurar as suas próprias responsabilidades. "Não basta deixá-los lá e pedir satisfações quando as notas saem: a obrigação dos pais é manter o contacto com o centro", explica a responsável pedagógica.
No Satisfaz Bastante, em Queluz, o serviço de ATL ocupa os tempos livres das crianças entre os 6 e os 15 anos. "O nosso horário de funcionamento é das 07h30 às 20h todos os dias da semana e todos os meses do ano, o que faz com que os pais tenham um espaço de confiança", explica Paula Azevedo, sócia gerente do Satisfaz Bastante.
Combater o insucesso e absentismo escolar das crianças e jovens e reforçar o seu desenvolvimento pessoal e académico são dois dos objectivos a que o Satisfaz Bastante se propõe. "O nosso lema é educar, no sentido lato da palavra", diz Paula Azevedo. Além do serviço de ATL, este centro de explicações também disponibiliza um serviço de transporte especializado de crianças, serviços de "baby sitting" e um gabinete de psicologia.
As melhores alternativas
Quando os pais não têm possibilidades financeiras para colocar as crianças nestes centros, Maria do Carmo Oliveira aconselha a que acompanhem o estudo dos seus filhos em casa. "Anda que não compreendam as matérias que eles estão a estudar, façam-lhes perguntas: o que estão a dar, se é difícil, se não compreendem alguma coisa que foi dada na aula..."
Os alunos devem pedir ajuda aos professores quando surge a dúvida e devem rever a matéria que deram nesse dia, fazendo exercícios sobre a mesma. Outro aspecto a que os pais devem estar atentos é a data dos testes: "ajudem os filhos na gestão do tempo de estudo para os vários testes". Carmo Oliveira acrescenta: é fundamental que a criança sinta que os pais valorizam o seu esforço, mesmo quando o resultado não é o desejado. "Incentive-o sempre, fazendo com que sinta que, ao esforçar-se, irá conseguir. Mostrem que confiam nele."
Explicações aos pais
A psicóloga Maria do Carmo Oliveira ajuda-o a contribuir para o sucesso escolar do seu filho.
1. Primeiras dificuldades
Esteja atento às dificuldades do seu filho: à medida que estas aumentam, também cresce a desmotivação.
2. Melhorar a média
No secundário, a preocupação é outra: a média para entrar na faculdade. "Aí, mais uma vez, a antecipação será a garantia de sucesso. É sempre preferível começar as explicações no início do ano."
3. Professores habilitados
Os pais devem informar-se se as explicações são dadas individualmente e por professores com habilitações adequadas.
Quanto custa o apoio escolar?
O Negócios quis saber quanto pode custar uma hora de explicação nos centros de apoio extra-escolar. Aqui ficam alguns exemplos dos preços que pode encontrar no mercado, para o ano lectivo 2009 / 2010.
Ao domicílio
No Aprende Mais, que oferece um serviço de explicações individuais ao domicílio nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto, o preço por hora (na aquisição de um pacote de 24 horas) é de 15,75 euros, para os alunos do primeiro ciclo, 16,75 euros para os do segundo e 17,75 euros para os do terceiro. Os estudantes que frequentam o 10º ano pagam 18,75 euros por hora, os do 11º pagam 19,75 euros e os do 12º ano pagam 21,75 euros. Aqueles que estudam no ensino superior pagam 25,75 euros. Estes serviços são adquiridos em pacotes de 8, 16 ou 24 horas, podendo ser utilizadas e adquiridas durante todo o ano.
No Porto
O Letras e Algarismos acompanha os alunos no centro e no seu domicílio. No centro, pode optar por ter aulas individuais ou em grupos. Os alunos do 5º e 6º ano que tenham aulas individuais pagam 11 euros por hora e os do terceiro ciclo pagam 13 euros. Quem frequenta o 10º e o 11º e quiser aulas individuais já paga 16 euros. Aos finalistas do 12º ano, as aulas individuais custam 18 euros e aqueles que já frequentam o ensino superior, pagam 23 euros. Quando as aulas são dadas a um grupo, o preço diminui. As explicações ao domicílio custam entre 13 e 27 euros, quer se trate de alunos do primeiro ciclo ou do 12º ano. A estes valores ainda acresce o IVA.
No "Ás" de Conhecer, em Vila Nova de Gaia, onde cerca de 30% das crianças são hiperactivas ou sofrem de dislexia, a mensalidade média ronda os 75 euros se frequentarem o centro de segunda a sexta-feira, no mínimo 3 horas. A prestação mais económica é a do primeiro ciclo: cerca de 60 euros. A mais elevada vai para os alunos do terceiro ciclo e ronda os 90 euros.
Grande Lisboa
O Satisfaz Bastante, em Queluz, oferece um serviço de explicações individuais, em grupo e ao domicílio, com professores especializados. Estas são personalizadas e podem ser marcadas de acordo com a disponibilidade do aluno, todos os dias da semana. O preço por hora da explicação individual varia entre 15, 17, 22, 24 e 30 euros, caso os alunos frequentem o primeiro ciclo, o segundo, o terceiro, o 10º e o 11º ano, o 12º ou o ensino superior. Os alunos que tiverem mais de uma aula por semana têm um desconto de 10%. O Satisfaz Bastante também tem um serviço de ATL, que dá apoio escolar a crianças entre os 6 e os 15 anos, por 120 euros por mês.
No Action Student, em Lisboa, os alunos do primeiro ciclo pagam 13 euros por hora, os do segundo pagam 14,95 euros e os do terceiro pagam 16,95 euros. Os estudantes que frequentam o 10º e o 11º ano pagam 19 euros e os do 12º ano pagam 22 euros. Quem frequenta a universidade, já paga 30 euros por hora. Estes valores aplicam-se a um pacote de explicações individuais de 10 horas. As salas de apoio custam 4,24 euros por hora às crianças da escola primária, 5,45 euros aos do segundo ciclo e 7 euros aos do terceiro.
No Depois do Toque, em Cascais, o preço das explicações individuais também varia consoante o grau de escolaridade. Assim, para as crianças da escola primária, uma hora de explicações custa 15 euros, valor que aumenta no segundo e terceiro ciclos. Os alunos do 9º ano já pagam 20 euros por hora, os do 10º ano pagam 22 euros e os do 11º pagam 26 euros. Para quem é finalista, o valor sobe para 28,50 euros e os estudantes do ensino superior têm de desembolsar 37,50 euros por hora. Todos estes valores descem se a explicação tiver 2 alunos. O preço do estudo acompanhado depende da frequência do aluno: um estudante do primeiro ciclo que frequente o centro uma vez por semana paga 60 euros por mês, mas um do segundo ciclo que o faça três vezes já paga 110 euros, por exemplo.
O tempo que as crianças passam na escola nem sempre é o suficiente para que tenham boas notas no final do ano. As ajudas-extra são bem-vindas e, por vezes, é o que basta para que o seu filho faça um brilharete no próximo teste. Mas não é só por isso que os centros de explicações e de apoio extra-escolar existem. Pais com profissões que exigem muito tempo e dedicação podem não conseguir acompanhar o dia-a-dia escolar dos seus filhos como gostariam: porque não ocupar o seu tempo livre num sítio supervisionado, com professores especializados? Os pais ficam descansados e as crianças continuam, no centro, o trabalho iniciado na escola.
Para Manuel Borges, director geral da Aprende Mais, o apoio extra-escolar tem um papel fundamental na preparação dos alunos. "A procura aumenta exponencialmente para todos os níveis de ensino e os pais entendem cada vez mais a educação como um esforço conjunto", explica. Por isso, considera que a família deve estar atenta aos primeiros sinais de aviso de problemas na escola, como a falta de motivação, dificuldade em fazer os trabalhos de casa, fracas competências a Matemática e o desinteresse pela leitura.
"Muitos alunos não sabem preparar-se para os exames e provas escolares", diz Manuel Borges. O responsável acredita que muitos pais não conseguem acompanhar o estudo dos filhos, por falta de tempo, pelo seu horário de trabalho, entre outros motivos. Por isso, é importante que haja um outro apoio, para garantir que os alunos adquirem o ritmo de trabalho necessário para o sucesso escolar.
Mas os centros "também representam uma ajuda a nível social e familiar muito relevante", segundo Ivone Rocha, responsável pedagógica do Letras e Algarismos, no Porto. Os centros, quer através de explicações ou em regime de salas de estudo, conseguem dar um apoio mais personalizados aos alunos. E não só. "O diálogo entre o centro, os alunos e os pais é mais fácil", diz Ivone Rocha. Por isso, também devem ser locais de socialização e de outras aprendizagens. "Ao fim de 10 anos, vejo que a grande importância dos centros reside especialmente no apoio que estes podem dar às famílias."
Contudo, os pais também não devem descurar as suas próprias responsabilidades. "Não basta deixá-los lá e pedir satisfações quando as notas saem: a obrigação dos pais é manter o contacto com o centro", explica a responsável pedagógica.
No Satisfaz Bastante, em Queluz, o serviço de ATL ocupa os tempos livres das crianças entre os 6 e os 15 anos. "O nosso horário de funcionamento é das 07h30 às 20h todos os dias da semana e todos os meses do ano, o que faz com que os pais tenham um espaço de confiança", explica Paula Azevedo, sócia gerente do Satisfaz Bastante.
Combater o insucesso e absentismo escolar das crianças e jovens e reforçar o seu desenvolvimento pessoal e académico são dois dos objectivos a que o Satisfaz Bastante se propõe. "O nosso lema é educar, no sentido lato da palavra", diz Paula Azevedo. Além do serviço de ATL, este centro de explicações também disponibiliza um serviço de transporte especializado de crianças, serviços de "baby sitting" e um gabinete de psicologia.
As melhores alternativas
Quando os pais não têm possibilidades financeiras para colocar as crianças nestes centros, Maria do Carmo Oliveira aconselha a que acompanhem o estudo dos seus filhos em casa. "Anda que não compreendam as matérias que eles estão a estudar, façam-lhes perguntas: o que estão a dar, se é difícil, se não compreendem alguma coisa que foi dada na aula..."
Os alunos devem pedir ajuda aos professores quando surge a dúvida e devem rever a matéria que deram nesse dia, fazendo exercícios sobre a mesma. Outro aspecto a que os pais devem estar atentos é a data dos testes: "ajudem os filhos na gestão do tempo de estudo para os vários testes". Carmo Oliveira acrescenta: é fundamental que a criança sinta que os pais valorizam o seu esforço, mesmo quando o resultado não é o desejado. "Incentive-o sempre, fazendo com que sinta que, ao esforçar-se, irá conseguir. Mostrem que confiam nele."
Sucesso escolar em 3 passos 1. Prefira uma empresa especializada. 2. Defina com os profissionais as necessidades e objectivos do apoio, bem como a periodicidade e a duração. 3. Avalie periodicamente o desempenho do aluno. |
Explicações aos pais
A psicóloga Maria do Carmo Oliveira ajuda-o a contribuir para o sucesso escolar do seu filho.
1. Primeiras dificuldades
Esteja atento às dificuldades do seu filho: à medida que estas aumentam, também cresce a desmotivação.
2. Melhorar a média
No secundário, a preocupação é outra: a média para entrar na faculdade. "Aí, mais uma vez, a antecipação será a garantia de sucesso. É sempre preferível começar as explicações no início do ano."
3. Professores habilitados
Os pais devem informar-se se as explicações são dadas individualmente e por professores com habilitações adequadas.
Quanto custa o apoio escolar?
O Negócios quis saber quanto pode custar uma hora de explicação nos centros de apoio extra-escolar. Aqui ficam alguns exemplos dos preços que pode encontrar no mercado, para o ano lectivo 2009 / 2010.
Ao domicílio
No Aprende Mais, que oferece um serviço de explicações individuais ao domicílio nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto, o preço por hora (na aquisição de um pacote de 24 horas) é de 15,75 euros, para os alunos do primeiro ciclo, 16,75 euros para os do segundo e 17,75 euros para os do terceiro. Os estudantes que frequentam o 10º ano pagam 18,75 euros por hora, os do 11º pagam 19,75 euros e os do 12º ano pagam 21,75 euros. Aqueles que estudam no ensino superior pagam 25,75 euros. Estes serviços são adquiridos em pacotes de 8, 16 ou 24 horas, podendo ser utilizadas e adquiridas durante todo o ano.
No Porto
O Letras e Algarismos acompanha os alunos no centro e no seu domicílio. No centro, pode optar por ter aulas individuais ou em grupos. Os alunos do 5º e 6º ano que tenham aulas individuais pagam 11 euros por hora e os do terceiro ciclo pagam 13 euros. Quem frequenta o 10º e o 11º e quiser aulas individuais já paga 16 euros. Aos finalistas do 12º ano, as aulas individuais custam 18 euros e aqueles que já frequentam o ensino superior, pagam 23 euros. Quando as aulas são dadas a um grupo, o preço diminui. As explicações ao domicílio custam entre 13 e 27 euros, quer se trate de alunos do primeiro ciclo ou do 12º ano. A estes valores ainda acresce o IVA.
No "Ás" de Conhecer, em Vila Nova de Gaia, onde cerca de 30% das crianças são hiperactivas ou sofrem de dislexia, a mensalidade média ronda os 75 euros se frequentarem o centro de segunda a sexta-feira, no mínimo 3 horas. A prestação mais económica é a do primeiro ciclo: cerca de 60 euros. A mais elevada vai para os alunos do terceiro ciclo e ronda os 90 euros.
Grande Lisboa
O Satisfaz Bastante, em Queluz, oferece um serviço de explicações individuais, em grupo e ao domicílio, com professores especializados. Estas são personalizadas e podem ser marcadas de acordo com a disponibilidade do aluno, todos os dias da semana. O preço por hora da explicação individual varia entre 15, 17, 22, 24 e 30 euros, caso os alunos frequentem o primeiro ciclo, o segundo, o terceiro, o 10º e o 11º ano, o 12º ou o ensino superior. Os alunos que tiverem mais de uma aula por semana têm um desconto de 10%. O Satisfaz Bastante também tem um serviço de ATL, que dá apoio escolar a crianças entre os 6 e os 15 anos, por 120 euros por mês.
No Action Student, em Lisboa, os alunos do primeiro ciclo pagam 13 euros por hora, os do segundo pagam 14,95 euros e os do terceiro pagam 16,95 euros. Os estudantes que frequentam o 10º e o 11º ano pagam 19 euros e os do 12º ano pagam 22 euros. Quem frequenta a universidade, já paga 30 euros por hora. Estes valores aplicam-se a um pacote de explicações individuais de 10 horas. As salas de apoio custam 4,24 euros por hora às crianças da escola primária, 5,45 euros aos do segundo ciclo e 7 euros aos do terceiro.
No Depois do Toque, em Cascais, o preço das explicações individuais também varia consoante o grau de escolaridade. Assim, para as crianças da escola primária, uma hora de explicações custa 15 euros, valor que aumenta no segundo e terceiro ciclos. Os alunos do 9º ano já pagam 20 euros por hora, os do 10º ano pagam 22 euros e os do 11º pagam 26 euros. Para quem é finalista, o valor sobe para 28,50 euros e os estudantes do ensino superior têm de desembolsar 37,50 euros por hora. Todos estes valores descem se a explicação tiver 2 alunos. O preço do estudo acompanhado depende da frequência do aluno: um estudante do primeiro ciclo que frequente o centro uma vez por semana paga 60 euros por mês, mas um do segundo ciclo que o faça três vezes já paga 110 euros, por exemplo.
Ao virar da esquina Os centros de explicações estão um pouco por todo o lado. Procure na sua zona de residência e opte pelo que tiver os serviços que mais beneficiarão as suas crianças. Aqui ficam alguns dos centros que existem na zona de Lisboa. Cantinho do saber www.cantinhodosaber.net Estudiário estudiario.googlepages.com Na ponta da língua www.na-ponta-da-lingua.pt Centro de estudos de Oeiras www.centrodeestudosdeoeiras.pt A Explicolândia www.explicolandia.com Centro de explicações de Sacavém centroexpsacavem.freehostia.com NewScience www.newscience.pt Action Student www.action-student.com Plugin www.plugin.pt Perfeitamente www.perfeitamente.com Centro da Questão www.centrodaquestao.com Moremind www.moremind.info Sala 45 45sala.googlepages.com Rumo ao Canudo www.rumoaocanudo.blogspot.com Master Mind www.mastermind-ce.com Futuro Pensado www.futuropensado.com Saber Infinitum www.saber-infinitum.pt Clube do Optimismo www.clubedooptimismo.pt Espaço Pessoa www.espacopessoa.com Contra Negas www.contranegas.com Centro de Estudos da Linha www.cestl.net Pontual www.pontual-explicacoes.com |