Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Estado italiano vende 1,4 mil milhões em ações da petrolífera Eni

O Governo italiano pretende usar o proveito desta venda para abater o elevado nível de dívida da República italiana.

Reuters
  • ...
O Estado italiano está a vender uma participação de 1,4 mil milhões de euros na petrolífera Eni, numa tentativa de reduzir a sua elevada dívida estatal, avança a Bloomberg, que cita um comunicado, bem como os termos da oferta.

O Executivo liderado pela primeira-ministra, Giorgia Meloni, lançou uma colocação de 2,8% da Eni, o equivalente a 92 milhões de ações, avaliadas ao preço unitário de 14,855 euros, através de uma operação de "accelerated book building", um procedimento normalmente concluído dentro de um ou dois dias.

Depois da venda, o Tesouro italiano irá manter uma participação de 2% na petrolífera e o banco estatal Cassa Depositi e Prestiti outros 28%.

A empresa italiana tem uma capitalização bolsista que ronda os 49 mil milhões de euros e tem-se expandido para outros setores além do petróleo nos últimos anos, nomeadamente a produção de gás natural e energia renovável.

A Eni está também a realizar uma reestruturação como resultado de um novo plano estratégico que prevê ainda a separação do negócio de bioquímicos, a subsidiária Novamont, e criar uma unidade de captura de carbono para aproveitar a transição energética. Nos planos está também a venda de uma participação, ou um IPO da sua unidade de refinação e combustíveis Enilive.

No total, o Governo italiano tem planeada a venda de 20 mil milhões de euros em ações de participações que tem em empresas como a Banca Monte dei Paschi di Siena e a Poste Italiane até 2026.

O proveito destas vendas vai ser usado para reduzir a dívida do país que chegava a 137% do PIB do final do ano passado.
Ver comentários
Saber mais Crédito e dívida Reestruturação e recapitalização Indústria do petróleo e do gás Ações Giorgia Meloni Eni
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio