Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PSI-20 em mínimos de duas semanas com BCP e energia a pressionar

O principal índice bolsista nacional transaccionou no vermelho pela segunda sessão, sobretudo penalizado pelas perdas do BCP, que recuou perto de 2,5%, e do sector energético, com a EDP a resvalar quase 2%.

As bolsas mundiais viveram um período dourado de ganhos. Mas a chegada de 2018 inverteu a tendência de ganhos nos mercados financeiros globais. Após anos de máximos e com um nível de volatilidade crescente nos mercados, os especialistas recomendam maior cautela na hora de investir. A aposta recai em empresas de qualidade. 

'O foco continua a estar no crescimento do lucro por acção e nos nomes que podem entregar este crescimento a médio prazo', refere a Amundi. A gestora alerta para uma rotação no mercado para empresas de maior qualidade e realça que prefere empresas norte-americanas, devido ao ambiente de forte subida dos lucros e 'ao facto de os riscos relacionados com a regulação terem sido identificados e descontados [no valor das cotações]. A Pictet também aponta uma estratégia mais defensiva, identificando oportunidades no sector do consumo e da saúde, ao mesmo tempo que passou a assumir uma posição 'neutral' no sector financeiro, face aos riscos actuais.

'No bloco europeu, os sectores de telecoms e 'utilities' continuam a apresentar múltiplos de PER com o maior desconto face à mediana, sendo penalizados pela superior
alavancagem dos seus balanços', nota o BiG, no seu 'outlook' para o terceiro trimestre. O sector industrial, de cuidados de saúde e consumo são outros em que o banco vê oportunidades na Europa.
Reuters
01 de Outubro de 2018 às 16:41
  • 38
  • ...
O PSI-20 encerrou a sessão desta segunda-feira, 1 de Outubro, a perder 0,86% para 5.313,17 pontos, com 12 cotadas em queda, cinco em alta e uma inalterada, no segundo dia seguido em que a bolsa nacional negociou no vermelho. O índice bolsista lisboeta contrariou a tendência de ganhos que marcou a negociação nas principais praças europeias. 

A animar o sentimento na Europa esteve o acordo alcançado entre os Estados Unidos e o Canadá com vista ao estabelecimento de uma zona de livre comércio trilateral (incluindo também o México) na América do Norte e que substituirá o NAFTA. Isto numa sessão em que os investidores começaram a medir o impacto da redução para metade (de 30 mil milhões de euros para 15 mil milhões), com início esta segunda-feira, do volume de compras mensais de activos do Banco Central Europeu (BCE).

Em Lisboa, o BCP e o sector da energia contribuíram decisivamente para as perdas registadas pelo PSI-20. O banco liderado por Nuno Amado recuou 2,43% para 0,2488 euros, num dia em que tocou no valor mais baixo da última semana. Já a EDP deslizou 1,83% para 3,12 euros por acção, numa sessão em que a eléctrica liderada por António Mexia negociou novamente em mínimos de 11 de Maio, dia da oferta pública de aquisição (OPA) lançada pelos chineses. 

Esta segunda-feira, a EDP relevou que o Capital Group passou de uma posição de quase 10% no capital da cotada para menos de 3%. A EDP Renováveis seguiu o sentimento predominante ao deslizar 1,60% para 8,60 euros, enquanto a REN resvalou 0,58% para 2,416 euros. Já a Galp Energia desvalorizou 1,64% para 16,81 euros.

Também a penalizar a bolsa nacional esteve o sector do retalho, com a Jerónimo Martins a perder 0,99% para 12,56 euros e a Sonae a cair 0,78% para 0,8855 euros. Nota negativa ainda para a Mota-Engil que perdeu 3,10% para 2,035 euros. 

A travar maiores danos na bolsa nacional esteve o sector do papel: a Navigator ganhou 2,42% para 4,32 euros, a Semapa avançou 0,82% para 17,26 euros e a Altri apreciou 0,24% para 8,28 euros.

Nota ainda para a Sonae Capital que cedeu 0,13% para 74 cêntimos por acção numa sessão em que voltou a negociar em mínimos de Março de 2017.

(Notícia actualizada às 16:47)
Ver comentários
Saber mais Bolsa Nacional PSI-20 BCP Galp Energia EDP EDP Renováveis BCE REN Jerónimo Martins Sonae Mota-Engil Altri Navigator Semapa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio