Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fidelidade estuda nova tentativa de colocar Luz Saúde em bolsa "nos próximos meses"

A Fidelidade está a analisar as condições de mercado para a possibilidade de a Luz Saúde entrar em bolsa "nos próximos meses", indica o CEO da seguradora controlada pela Fosun. Mas, ressalva, uma decisão só deverá ser tomada em 2025.

Pelo crescimento que tem tido, a Luz Saúde tem capacidade para gerar retornos aos acionistas, segundo os analistas. Lembram que o setor não tem grande representatividade na Europa.
Natália Ferraz
31 de Julho de 2024 às 16:36
  • ...

Após ter desistido em abril de avançar com uma oferta pública inicial (IPO) da Luz Saúde, a Fidelidade está agora a estudar a possibilidade de avançar com a operação "nos próximos meses", indicou esta quarta-feira o CEO da seguradora controlada pela Fosun em entrevista à Bloomberg. Contudo, uma decisão sobre a entrada em bolsa da Luz Saúde dificilmente será tomada antes do próximo ano.

"Estamos a avaliar as condições de mercado para ver se faz sentido, nos próximos meses, voltar ao mercado com um IPO potencial", disse Rogério Campos Henriques.

O responsável acrescentou que a Fidelidade está "a falar frequentemente com a banca e consultores que nos aborda e nos dão as suas perspetivas para o que é melhor".

Os planos da Fidelidade até adiar a operação, em abril, apontavam para uma avaliação no IPO em torno dos mil milhões de euros. Este seria o primeiro IPO na bolsa portuguesa em três anos.

"A principal razão por termos suspendido o IPO foi claramente uma questão de avaliação. Nessa semana ouvimos falar em descontos de mais de 30%", detalha Rogério Campos Henriques. "A Luz Saúde é um precioso ativo e merece uma avaliação apropriada", concluiu.

O CEO da Fidelidade não excluiu a possibilidade de uma venda direta de uma participação minoritária na Luz Saúde, mas não escondeu a preferência por tornar a empresa cotada.

"Não está completamente fora de questão a possibilidade de uma venda privada, mas teria de ser com uma avaliação muito boa. Preferimos um IPO porque dá maior visibilidade ao ativo", assinalou.

A Luz Saúde saiu da Euronext Lisbon em 2018 após a chinesa Fosun, através da Fidelidade, ter comprado a maioria das ações.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio