Notícia
Acionistas da britânica Accrol aprovam OPA da Navigator
A operação foi aprovada por 99,17% dos votos presentes, viabilizando a aquisição de 100% do capital social da empresa. A Navigator espera que a OPA se torne efetiva a 24 de maio.
Os acionistas da Accrol aprovaram, em assembleia-geral, a oferta pública de aquisição (OPA) da Navigator sobre o capital da empresa britânica que atua no segmento de transformação de papel, de acordo com um comunicado enviado à CMVM.
"A Navigator tem o prazer de informar que as deliberações que aprovaram a oferta foram tomadas pela maioria exigida, quer na Audiência do Tribunal, quer pela assembleia geral da Accrol, realizadas hoje", pode ler-se no documento.
A operação foi aprovada por 99,17% dos votos presentes, viabilizando a aquisição de 100% do capital social da empresa.
A Navigator espera que a OPA se torne efetiva a 24 de maio. A papeleira liderada por António Redondo lançou a OPA no passado dia 22 de maço, tendo inicialmente oferecido aos acionistas 0,38 libras por ação (equivalente a cerca de 0,44 euros à taxa de câmbio atual). Entretanto, a empresa acabou por subir a parada, passando a oferecer 0,39 libras por título (0,45 euros).
A oferta final valorizou o capital próprio da Accrol em aproximadamente 130,8 milhões de libras (cerca de 152,1 milhões de euros).
A Accrol, que está cotada na bolsa de Londres, tinha um volume de negócios de 242 milhões de libras no último ano fiscal, que terminou a 30 de abril de 2023, e um EBITDA (lucros antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) de 15,6 milhões.
A Navigator terminou 2023 com lucros de 275 milhões de euros, o que representa uma queda 30% face ao valor registado no ano anterior. A empresa apresenta as contas do primeiro trimestre esta quinta-feira, 16 de maio. Segundo a Navigator, a administração da Accrol está a recomendar aos seus acionistas a aceitação da oferta da empresa portuguesa.
Durante a sessão desta quarta-feira, as ações da Accrol valorizam 0,77% para 38,80 libras, enquanto os títulos da Navigator sobem 0,32% para 4,44 euros.
(Notícia atualizada às 15:48).