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Um desafio muito ecológico

Alertar, sensibilizar, calcular e reduzir. Estes são os verbos principais que os colaboradores da consultora Accenture foram convidados a colocar em prática numa recente iniciativa lançada para ajudar a diminuir o impacto ambiental.

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Alertar, sensibilizar, calcular e reduzir. Estes são os verbos principais que os colaboradores da consultora Accenture foram convidados a colocar em prática numa recente iniciativa lançada para ajudar a diminuir o impacto ambiental.

Chama-se "Eco Challenge" e, em entrevista, Luis Nunes, People Advocate da Accenture Portugal e Angola, explica em que consiste este desafio e que outros programas estão em curso para que a equação “ambiente mais saudável + menor impacto” tenha um resultado positivo

Quais os principais objectivos da iniciativa Eco Challenge?
A iniciativa Eco Challenge é o mais recente desafio que a Accenture lançou a todos os colaboradores a nível global, que consiste num convite à redução do impacto ambiental, nas suas casas e no trabalho. Trata-se de um programa que, na sua fase inicial, tem a duração de três meses e cujo objectivo é alertar e sensibilizar os colaboradores da Accenture para a questão ambiental, enquanto caminho para condutas mais sustentáveis.

Entre os muitos comportamentos que podem ser alterados na adesão ao programa Eco Challenge, consta também a possibilidade de calcular a pegada ecológica de cada um de nós e o assumir de compromissos de participação em acções de redução do impacto ambiental.

Um comprometimento que vem ao encontro da promessa da Accenture para com o ambiente e que está também espelhada na recente certificação do Sistema de Gestão Ambiental, do qual a Accenture Portugal foi a décima empresa do grupo a receber esta certificação.

Sendo uma iniciativa a nível mundial, como é possível medir a pegada ecológica dos 177 mil trabalhadores da Accenture?
O envolvimento dos colaboradores da Accenture nesta iniciativa materializa-se através do preenchimento de um perfil on-line, que permite calcular a pegada ecológica de cada indivíduo. Uma vez inscrito, cada colaborador pode escolher entre os mais de 150 compromissos existentes ou até mesmo criar novos compromissos, em categorias como: partilha de carro, viagens profissionais e pessoais, trabalho, casa, estilo de vida e energia. Estas opções dividem-se em três categorias de dificuldade: fácil, moderada e avançada, conforme o nível de empenho que cada participante pretenda ter. Com o objectivo de conseguir o maior número de compromissos em torno da causa do ambiente, o programa Eco Challenge, que decorre desde o Dia Mundial do Ambiente – 5 de Junho, distinguirá, após 31 de Agosto e por país, os colaboradores com maior número de promessas ambientais. Em pouco mais de mês e meio de desafio já detêm um perfil Eco Challenge cerca de 30 mil colaboradores da Accenture. Este número equivale à promessa de redução das emissões de carbono em cerca de 26.000 toneladas, o que equivale por exemplo, a 18.000 viagens de ida e volta entre Londres e Nova Iorque.

Importa destacar a boa adesão a esta iniciativa dos colaboradores em Portugal, colocando o nosso país no top 5 dos países com maior número de colaboradores registados neste programa, equivalente a 30% dos colaboradores.

Quais as formas que os trabalhadores da Accenture têm ao seu dispor para fazerem esta avaliação?
A avaliação é feita através da resposta a um questionário on-line que permite averiguar qual o actual impacto ambiental do colaborador. Sendo o objectivo a minimização da pegada ecológica individual e da própria Accenture, o colaborador é convidado a escolher, de entre mais de 150 promessas ambientais, as acções que já implementa no quotidiano pessoal e laboral bem como as acções que vai passar a concretizar para reduzir o seu impacto no ambiente. Neste conjunto de promessas ambientais, existem ainda conselhos e sugestões que ajudam a ter alternativas para fortalecer a performance individual para com o ambiente.

Finda a iniciativa (31 de Agosto) o que irá acontecer a seguir?
Ao criar o perfil Eco Challenge, cada colaborador está a assumir compromissos de participação em acções ambientais. São compromissos escolhidos entre os mais de 150 existentes, já referidos. Terminado o prazo para criar o perfil, a Accenture irá distinguir os países que registem os maiores compromissos de redução de emissões de carbono por colaborador, e serão distinguidos por país, os colaboradores com maior número de promessas ambientais. Está igualmente prevista a atribuição de contribuições financeiras a entidades ligadas ao ambiente e a organização de sessões de esclarecimento com especialistas sobre temas de sustentabilidade.

Contamos também promover novamente esta iniciativa em Janeiro de 2010, de forma a reforçar este compromisso a favor do ambiente.

Que tipo de compromissos podem os colaboradores assumir no que respeita à protecção do ambiente? É possível monitorizá-los?
Sim, o Eco Challenge permite essa monitorização, conforme os compromissos feitos por cada indivíduo. Um exemplo de um compromisso relacionado com o impacto ambiental poderá ser a partilha de automóvel, caso o colaborador traga carro para o trabalho ou até, substituir o carro pelos transportes públicos. Desligar da corrente eléctrica o portátil e o carregador do telemóvel quando estes não estiverem em utilização, equivale à poupança de 10.000 Kwh e evita a emissão de 3,8 toneladas de CO2, consistindo também numa adaptação simples e cujo impacto no meio ambiente é elevado; ou a mudança de hábitos alimentares, optando pela compra de produtos locais e de agricultura biológica. Entre muitos outros compromissos...

Em termos gerais e para além desta iniciativa – que tem um prazo – o que esperam atingir em termos de consciência ambiental?
O Eco Challenge é apenas um exemplo das muitas iniciativas que a Accenture lançou aos seus colaboradores. Somos uma empresa certificada com a norma ISO 14001, específica para certificação de sistemas de gestão ambiental, reconhecida internacionalmente; adicionalmente em cada dois meses existe a discussão e avaliação interna de temas de responsabilidade corporativa e ambiental, realizado por dois comités criados para o efeito; e que integramos o desenvolvimento sustentável nos nossos modelos de funcionamento, procurando desta forma ter um papel activo e um impacto mais relevante junto da comunidade. Além destas iniciativas, são lançadas ao longo do ano campanhas corporativas que pretendem manter os colaboradores da Accenture alerta para as temáticas da responsabilidade corporativa, nas quais se incluem iniciativas de responsabilidade ambiental. Contamos que com estas iniciativas "on going" se mantenha o envolvimento dos nossos colaboradores para promover um ambiente mais saudável na busca de um cada vez menor impacto da nossa actividade no meio ambiente.

É possível que, depois de esta iniciativa, se enraízem "melhores" comportamentos, ou seja, não somente no que respeita a um desafio que foi lançado com uma certa duração, mas que tal passe a fazer parte da rotina dos colaboradores?
Acreditamos que os compromissos assumidos por cada um de nós serão colocados em prática. É esse o nosso objectivo corporativo, com esta iniciativa. A iniciativa Eco Challenge surge no seguimento de muitas outras que estão a ser implementadas pela Accenture no sentido de se tornar numa empresa tendencialmente mais amiga do ambiente.

Exemplo disso é o programa global denominado Accenture Collaboration 2.0, que agrupa várias ferramentas colaborativas e cujo objectivo principal é munir os colaboradores da empresa com as ferramentas e funcionalidades necessárias para fomentar uma maior colaboração e uma maior facilidade de interacção e conectividade entre os mesmos. Integra, por exemplo, a tecnologia de teleconferência em alta definição, as comunicações unificadas e várias aplicações de social networking que ajudam os colaboradores a partilhar, procurar e reutilizar conteúdos. A telepresença, entre outras, é uma das tecnologias que faz parte do Accenture Collaboration 2.0, e que possibilita aos colaboradores estarem frente a frente com colegas, sem terem que se deslocar do seu escritório. Com esta tecnologia, a Accenture consegue reduzir de forma mais efectiva o seu impacto ambiental, bem como os custos das viagens de negócio.

Que outras acções tem vindo a Accenture a assumir em termos de impacto ambiental/e ou sustentabilidade?
Por exemplo no Natal de 2008 optou-se por desejar as Boas Festas através de uma iniciativa ecológica. Em parceria com a ANEFA – Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente, a Accenture Portugal plantou 6.500 árvores no Penedo do Gato, em Loures. Em Angola, contamos com a colaboração da JEA – Juventude Ecológica Angolana, que no dia 6 de Junho organizou uma acção de plantação de árvores no Mussulo, apelidada Mussulo Verde. Esta campanha de Natal levou mais longe o seu esforço ecológico. Os cartões de Natal, impressos em papel artesanal, que continha sementes embutidas no seu interior, podiam ser plantados, dando origem a uma planta. Incentivou-se também o envio de cartões electrónicos, através de um microsite de utilização exclusiva a colaboradores Accenture, que contou com mais de 650 utilizadores e cerca de 12.000 emails enviados.

Importa referir também que a Accenture foi considerada nos últimos dois anos como uma das multinacionais com melhores práticas de desenvolvimento sustentável, no estudo "O Estado de Arte das Práticas de Sustentabilidade em Portugal”, da autoria do Diário Económico e Heidrick & Struggles.

Em que consiste a iniciativa ambiental "Mussulo Verde"?
O "Mussulo Verde" foi uma iniciativa que promovemos em Angola, para comemorar o dia mundial do ambiente. Quisemos levar a cabo uma acção onde pudéssemos ter o envolvimento dos nossos colaboradores e clientes com a comunidade local, tendo como base o compromisso da Accenture para com o ambiente e a sustentabilidade. Mais concretamente, a iniciativa "Mussulo Verde" foi uma acção patrocinada pela Accenture, em parceria com a Juventude Ecológica Angolana que teve como objectivo a reflorestação da Ilha do Mussulo - o lema era “Um cidadão, uma árvore: todos por um Mussulo sustentável”. A acção visou ainda sensibilizar a sociedade para a preservação ambiental daquela ilha angolana, através de actividades como acções de educação ambiental, recolha de resíduos sólidos e a plantação de árvores de sombra, de fruto, acácias, pinheiro, coqueiros, casuarinas, mangueiras, entre outras. Nesta acção estiveram presentes mais de 100 voluntários, entre colaboradores da Accenture, clientes e acompanhantes.

Porquê escolher Angola para palco desta iniciativa?
Angola é um mercado onde estamos presentes, numa óptica de longo prazo e como tal, pretendemos cumprir com um dos objectivos a que nos propomos em todos os países onde operamos – a responsabilidade corporativa - no sentido de marcamos a diferença em prol da preservação do ambiente.
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