Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

“Erasmus ajuda quem procura independência": Jovem de 22 anos rumou a Madrid onde estudou e viveu durante 6 meses

Fronteiras abertas e o facto de a moeda ser a mesma foram fatores determinantes para a sua decisão.

30 de Junho de 2024 às 10:00
  • ...
Rodrigo, de 22 anos, decidiu ingressar na maior aventura da sua vida: o Programa Erasmus. Natural de Lisboa, o jovem decidiu rumar a Madrid durante seis meses, onde estudou e viveu nesse período de tempo.

O Erasmus é um programa da União Europeia. Milhares de jovens decidem aventurar-se e a capital espanhola é um dos destinos preferidos dos portugueses. "Facilita muito as fronteiras estarem completamente abertas e a moeda também é a mesma. A língua e a cultura são também muito parecidas. A proximidade a Portugal também ajuda, vou muito ao nosso país", revelou Rodrigo ao Correio da Manhã. O jovem acrescenta que a decisão de ir estudar para fora foi um desafio. "É uma aprendizagem. Ajuda bastante a quem quer tornar-se independente. Recomendo muito este desafio", sublinha Rodrigo.

A experiência de Erasmus permitiu a Rodrigo conhecer diferentes pessoas, de diferentes culturas. Um dos seus amigos mais próximos é um jovem chileno. "Neste caso, dei conta de que há muitas semelhanças entre Portugal e o Chile. Gosto muito de conhecer pessoas novas e estudar fora deu-me esse privilégio", confidenciou o jovem sul-americano, enquanto acabava a cerveja, junto à universidade onde estuda com Rodrigo.

10 milhões de europeus em mobilidade
O Erasmus já permitiu que mais de 10 milhões de pessoas se deslocassem entre os vários países da União Europeia. Este é um dos programas da União Europeia e ao longo de 30 anos foram milhões de pessoas que pularam entre países europeus à boleia do Erasmus, uma pedra basilar da União Europeia. O programa permitiu que os jovens pudessem desfrutar de partilhas interculturais, expandir o seu conhecimento num país diferente e colecionar tanto aprendizagens como memórias. Os dados são claros e mostram a grande adesão dos europeus. Só em 2020, cerca de 640 000 pessoas embarcaram em experiências de mobilidade, em cerca de 20 400 projetos de educação, programas de estágio, e até voluntariado. Há mais de dez mil portugueses espalhados pela Europa.

E TAMBÉM
Bolsa Erasmus
A Bolsa Erasmus é um programa criado pela União Europeia para promover o intercâmbio estudantil. Toda a gestão do processo administrativo do programa é feita nas mais diferentes universidades. O processo para solicitar a bolsa depende de cada instituição, mas abrange, anualmente, milhares de jovens portugueses.

Universidade
O jovem estudou numa universidade espanhola, Universidade Rey Juan Carlos, o que lhe permitiu, rapidamente, dominar a língua do nosso país vizinho.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio