Notícia
Conheça em 3D a nova geração do Alfa Pendular
Já é possível conhecer, em qualquer lugar, como serão por dentro os comboios Alfa Pendular da CP que estão a ser remodelados.
Esta terça-feira, 19 de Setembro, a EMEF - Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário - a quem está adjudicado o investimento de 18 milhões de euros para fazer o "lifting" das dez composições -, divulgou vários vídeos em três dimensões que permitem ter uma primeira ideia do que será o interior dos comboios modernizados.
Entre as novidades apresentadas em Janeiro pela companhia pública ferroviária, estão melhores condições de acesso à internet através da tecnologia wi-fi, revestimentos de cores e materiais diferentes, ecrãs de televisão modernizados além de tomadas eléctricas disponíveis todos os bancos. O material circulante terá novos sistemas de iluminação e também o bar e os WC serão remodelados.
A primeira composição já reabilitada com a nova imagem deverá estar a rodar ainda este ano e a empresa espera que o retorno do investimento ocorra ao longo de 15 a 20 anos, correspondendo a toda a "segunda vida" das composições, estima o presidente da empresa, Manuel Queiró.
Segundo comunicado da EMEF, os vídeos interactivos em três dimensões estão disponíveis no stand da empresa na feira mundial do sector dos transportes, Innotrans 2016, em Berlim, onde os visitantes podem simular que estão a aguardar pela chegada do comboio e "entrar" nas novas carruagens do Alfa Pendular.
Em Abril a EMEF anunciou o reforço do seu quadro de colaboradores – mais 85 trabalhadores - para fazer face à remodelação dos comboios Alfa Pendular e também ao contrato ganho para a revisão de veículos da Metro do Porto.
Os primeiros comboios Alfa Pendular da CP iniciaram o serviço em 1999, tendo entretanto percorrido mais de 41 milhões de quilómetros e transportado cerca de 26 milhões de passageiros, estimou a CP em Janeiro.