Notícia
Presidente da Anacom vai liderar grupo de reguladores europeus dos serviços postais
A visão estratégica apresentada por Sandra Maximiano para o período da sua liderança será focada em quatro objetivos principais, um dos quais passa pela revisão do quadro regulamentar europeu para os serviços postais.
A presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), Sandra Maximiano, foi eleita para presidir ao Grupo Europeu de Reguladores Postais (ERGP) no ano de 2026. A eleição, por unanimidade, teve lugar no dia 28 de novembro, em Estocolmo (Suécia), informou o regulador em comunicado.
"Como parte do sistema de Troika do ERGP, Sandra Maximiano assumirá também as funções de vice-presidente nos anos de 2025 e 2027, garantindo uma transição contínua e colaborativa na liderança", detalha a Anacom.
A visão estratégica apresentada por Sandra Maximiano para o período da sua liderança será focada em quatro objetivos principais.
O primeiro, passa por "reforçar a eficiência e a transparência das ações do ERGP, promovendo uma consolidação de recursos e uma troca mais eficaz de informações entre as autoridades reguladoras nacionais (ARN)". O outro ponto está focado na promoção e "maior integração e participação ativa de todas as ARN, incentivando o envolvimento direto e colaborativo nos trabalhos do grupo".
O terceiro objetivo destacado foi o fortalecimento do diálogo com os stakeholders, incluindo com as instituições europeias e os operadores do setor. E, por fim, o último incide na revisão do quadro regulamentar europeu para os serviços postais e promover o fortalecimento da resiliência das infraestruturas postais.
A Presidente da Anacom reafirmou ainda "o seu compromisso com a modernização do mercado postal, apostando em iniciativas que atendam às necessidades dos utilizadores com qualidade e eficiência, garantindo a inovação e sustentabilidade financeira e ambiental do sector postal", lê-se no mesmo documento.