Notícia
Até setembro, antenas 5G cobriam 72% das freguesias
No final de setembro, a Meo, Nos Vodafone tinham instalado mais de 10.500 antenas 5G, um aumento de 2% face ao período homólogo. Anacom alerta que não existe distribuição homogénea ao longo do território.
Quase três anos depois de as operadoras de telecomunicações terem começado a instalar antenas 5G, no final de setembro o número de estações instaladas em Portugal supera as 10.500, de acordo com a informação reportada pela Meo, Nos e Vodafone ao regulador (Anacom). Este valor traduz um crescimento de 2% face ao reportado no final do trimestre anterior, e não inclui ainda dados da Digi que começou a operar no país apenas em novembro.
As antenas cobrem a totalidade dos 308 concelhos, um marco alcançado já em julho deste ano, e estão presentes em 2217 freguesias, o que representa 72% do total.
"A densidade de estações de base 5G em Portugal, no final do terceiro trimestre de 2024, é de uma estação de base por cada 9 km. Constata-se também que existem, em média, 102 estações de base 5G por 100.000 habitantes", detalha a entidade reguladora liderada por Sandra Maximiano em comunicado divulgado esta segunda-feira.
Apesar do crescimento que tem vindo a ser realizado, a Anacom destaca que "não existe uma distribuição homogénea ao longo do território, verificando-se que é ao longo da faixa litoral ocidental, principalmente entre Viana do Castelo e Setúbal, e da faixa litoral meridional (Algarve), que a concentração do número de estações é maior". Ou seja, em termos gerais, as zonas do país onde a densidade de estações é superior correspondem também àquelas onde a densidade populacional é mais elevada ou onde existe uma sazonalidade do número de habitantes.
Analisando os dados por operador, a Nos continua a ser o operador que instalou mais estações de base 5G (4780), seguindo-se a Vodafone (4276) e a MEO (1536).
Os dados recolhidos mostram ainda que o número de concelhos em que cada um dos três operadores possui estações instaladas é muito semelhante. "A Nos e a Vodafone têm estações de base 5G instaladas na totalidade dos concelhos existentes no país (308), enquanto a Meo está presente em 305 concelhos, sem alteração face ao trimestre anterior", aponta o regulador.
No final de setembro, apenas os concelhos de Mesão Frio, Pedrogão Grande e de Resende, não dispunham de estações de base instaladas pelos três operadores.