Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

AMD vai às compras para pisar os calcanhares da Nvidia

A Advanced Micro Devices (AMD), a segunda maior foenecedora de processadores gráficos do mundo, anunciou a aquisição da fabricante de servidores ZT Systems por 4,9 mil milhões de dólares.

Reuters
  • ...

A Advanced Micro Devices (AMD) acordou a compra da fabricante de servidores norte-americana ZT Systems por 4,9 mil milhões de dólares (4,44 mil milhões de euros ao cãmbio atual) em capital e ações, com o objetivo de expandir o seu portfólio de "chips" e "hardware" de inteligência artificial (IA) para melhor competir com a Nvidia.

A ZT Systems, sediada em New Jersey, vai passar a fazer parte da AMD Data Center Solutions Business Group, de acordo com um comunicado da empresa, citado pela Bloomberg.

A AMD irá assim reter as equipas de design e de apoio ao consumidor e tentar vender a divisão de fabrico. O acordo firmado entre as partes inclui 400 milhões de dólares adicionais com base no cumprimento de certos parâmetros.

A ZT tem experiência no fabrico de computadores para servidores de centros de dados de grandes dimensões, cujos consumidores têm estado a colocar vários milhões na sua aquisição, com o objetivo de aumentar as capacidades informáticas da nova inteligência artificial.

A empresa tem os olhos postos na atual líder de mercado neste segmento, a Nvidia, e acrescenta desta forma maior capacidade para acelerar no desenvolvimento de "chips" e poder oferecer produtos semelhantes aos da rival.

A AMD é a segunda maior fornecedora mundial de processadores gráficos e gastou mais de mil milhões de dólares no último ano para se expandir. Em julho adquiriu a startup finlandesa Silo AI por 665 milhões de dólares (603 milhões de euros), acrescentando uma fabricante de modelos computacionais de IA ao seu portfólio.

Os títulos em bolsa da Advanced Micro Devices reagiram de forma positiva ao anúncio e valorizam 2,87% para 152,82 dólares, elevando a valorização anual para mais de 10%. Os ganhos dos últimos anos elevaram a capitalização bolsista da empresa a 247 mil milhões de dólares, mais do que duplicando a da histórica rival Intel.

Ver comentários
Saber mais Inteligência artificial Empresas Informática e tecnologias de informação Advanced Micro Devices Nvidia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio