Notícia
ANJE lança programa de aceleração para start-ups
A associação liderada por João Rafael Koehler está a seleccionar três dezenas de projectos de base tecnológica, garantindo aos 10 melhores um apoio de 22 mil euros, dois anos de incubação e acesso a vários serviços.
A Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) vai promover um programa de aceleração de start-ups, com duração prevista de seis semanas em Maio e Junho deste ano. As candidaturas estão abertas até 26 de Abril e serão seleccionadas até 30 equipas para cumprir a primeira fase do programa. Os dez projectos com mais potencial recebem um apoio global no valor de 22 mil euros.
O ASA – ANJE Startup Accelerator destina-se a projectos de base tecnológica, promovidos por equipas de dois a três elementos, com idade igual ou superior a 18 anos. Como critérios fundamentais de selecção, a associação liderada por João Rafael Koehler (na foto) fixou o nível de intensidade tecnológica da proposta, a sua orientação para o mercado, o grau de inovação envolvido, o potencial e viabilidade económica demonstrados e ainda o impacto económico-social previsto.
Aos 30 projectos seleccionados para cumprir a primeira fase do programa, a ANJE promete "apoio especializado" ao nível da definição do plano de negócio, do financiamento do projeto, do desenvolvimento de produto, da relação com clientes e com o mercado, da gestão de equipas, da legislação aplicável à actividade económica, do marketing e da comunicação, entre outras áreas.
A associação sedeada no Porto fixou como meta final – ou seja, na terceira fase do programa – a constituição de dez start-ups de base tecnológica, garantindo a esses projectos que avancem com a constituição de uma empresa um apoio no valor global de 22 mil euros. Ao prémio pecuniário, juntam-se 24 meses de incubação numa das infra-estruturas da rede ANJE, assim como um pacote de serviços que envolvem parceiros como a Amazon Web Services, Microsoft Bizspark, instituições bancárias e outras entidades de financiamento.