Notícia
Preços na produção industrial com menor queda homóloga em Dezembro
O índice de preços na produção industrial teve uma variação homóloga menos negativa em Dezembro. No quarto trimestre de 2015, este índice registou uma queda homóloga de 3,3%.
Os dados publicados esta terça-feira, 19 de Janeiro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que o índice de preços na produção industrial registou uma queda homóloga de 2,6% em Dezembro, o que representa uma variação menos negativa comparativamente com a queda homóloga de 3,4% que havia sido registada em Novembro do ano passado.
Também em termos trimestrais este índice voltou a recuar, com uma variação negativa homóloga de 3,3% no último trimestre de 2015, queda idêntica à que tinha sido registada entre Julho e Setembro do ano passado.
Considerando o conjunto do ano, em 2015 os preços na produção industrial caíram em média 3,0%, valor que compara com a quebra de 1,2% em 2014.
O relatório publicado pelo INE mostra que o agrupamento da energia teve um impacto determinante no comportamento dos preços na produção industrial. Excluindo este agrupamento, o índice teve uma queda homóloga de apenas 0,3% em Dezembro, comportamento idêntico ao verificado em Novembro.
Por outro lado, não contabilizando o agrupamento da energia, os preços na produção industrial caíram apenas 0,1% em 2015, depois da queda de 1,2% que em média foi observada no conjunto de 2014.
No que diz respeito à variação mensal deste índice, verifica-se que os preços na produção industrial recuaram 1,1% em Dezembro, o que revela uma queda mais acentuada relativamente à variação negativa de 0,1% registada em Novembro. Este índice recua consecutivamente desde Junho do ano passado.