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Mars investe 27 milhões para produtores de leite reduzirem emissões das explorações agrícolas
Perto de metade do investimento vai ser destinado ao financiamento de ferramentas e tecnologias nas explorações agrícolas de quase 2.000 produtores da Fonterra, um dos maiores fornecedores de laticínios do mundo.
A Mars anunciou um programa em parceria com a Fonterra, um dos maiores fornecedores de laticínios do mundo, à luz do qual se compromete a investir 27 milhões de dólares durante cinco anos.
Em comunicado, enviado às redações, a multinacional americana explica que o programa, denominado "Farmer Forward" tem como objetivo capacitar produtores de laticínios a adotar práticas agrícolas ambientalmente eficientes, em linha com os esforços da Mars de reduzir as suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 50% até 2030, em relação a 2015.
Segundo adianta, aproximadamente metade do investimento será destinado ao financiamento de ferramentas e tecnologias nas explorações agrícolas de quase 2.000 produtores da Fonterra. Os restantes fundos serão atribuídos aos cerca de 165 agricultores que fizerem o maior progresso em relação aos objetivos de sustentabilidade definidos. Em média, cada agricultor poderá receber até 15 mil dólares por ano.
Mais de 200.000 vacas fornecem leite para as marcas icónicas de confeitaria da Mars, incluindo M&M's e Snickers. No entanto, como explica, estes ingredientes são responsáveis por 65% do total de emissões de gases com efeitos de estufa do portefólio de "snacks" da multinacional.
O "Farmer Forward" vai abranger 26.000 hectares de terras agrícolas e, de acordo com a Mars, a produção de laticínios envolvida neste novo programa seria, em teoria, suficiente para confecionar 20 mil milhões de barras Snickers anualmente, pelo que, através desta iniciativa com a Fonterra, pretende reduzir 150.000 toneladas métricas das suas emissões de âmbito 3 provenientes da produção láctea até 2030, em relação aos valores de 2015.
A redução das emissões relacionadas com produtos lácteos desempenha "um papel significativo no cumprimento das ambições de sustentabilidade delineadas no Roteiro Mars Net Zero para alcançar emissões zero em toda a cadeia de valor da empresa até 2050", refere a Mars, indicando que, desde 2015, diminuiu as suas emissões de GEE em 16% em todo o mundo, ao mesmo tempo que aumentou as suas vendas anuais globais em 60% durante o mesmo período.