Notícia
Investimento imobiliário com retorno de 12,4%
O IPD, líder mundial em serviços de análise de performance de imobiliário terciário e representado em Portugal pela Imométrica, revelou os resultados do Índice Imobiliário IPD/Imométrica relativos a 2007. O retorno total do ano passado ascendeu a 12,4%, a
Investimento Imobiliário com retorno de 12,4%
O IPD, líder mundial em serviços de análise de performance de imobiliário terciário e representado em Portugal pela Imométrica, revelou os resultados do Índice Imobiliário IPD/Imométrica relativos a 2007. O retorno total do ano passado ascendeu a 12,4%, acima dos 12,0% registados em 2006, o mais elevado desde 2002.
Ao longo de 2007, o retorno total devolvido pelo imobiliário registou uma performance superior às obrigações, cujo retorno foi de 2,4%, mas bastante inferior à das acções, cujos retornos se cifraram em 19,8%. A componente de valorização de capital cresceu para os 6,0% em 2007 face aos 5,4% em 2006, enquanto que a componente do retorno das rendas caiu de 6,3% para 6,1% em 2007. Novamente, e à semelhança de anos anteriores, o segmento de retalho foi o sector imobiliário com a melhor performance, devolvendo aos investidores um retorno total de 14,9%, seguido dos imóveis de uso industrial (10,5%) e dos escritórios (8,2%).
António Gil Machado, sócio de Imométrica, representante em Portugal de IPD, afirma: “O Índice Imobiliário IPD Portugal / Imométrica tem por base em 2008 mais investidores, que gerem mais de 9 mil milhões de euros em património imobiliário, o que constitui uma excelente amostra do sector imobiliário comercial nacional e faz do Índice IPD Portugal / Imométrica um dos mais representativos em toda a Europa”.
Luís Francisco, Country Manager para os serviços IPD em Portugal, afirma: “O Índice Imobiliário IPD/Imométrica devolveu um retorno de dois dígitos em 2007, confirmando a tendência de crescimento sustentável e a atractividade do mercado português de investimento imobiliário. A performance registada a curto e longo prazo confirma o imobiliário como uma das classes de activos mais bem sucedidas em Portugal, em termos de retornos. À semelhança do que tem vindo a verificar-se em anos anteriores, o sector de retalho foi o líder de mercado em 2007, com especial destaque para os centros comerciais. Contudo, a forte performance dos escritórios e do industrial deve igualmente ser sublinhada face aos resultados dos anos anteriores”.
O Índice IPD/Imométrica tem como base uma amostra de 671 imóveis detidos por 26 fundos e empresas imobiliárias, avaliados em 9,2 mil milhões de euros.
Fonte: IPD Portugal / Imométrica