Notícia
Imobiliária sueca SBB dispara 22% em bolsa após acordo com credores
A sueca SBB ganhou um "balão de oxigénio" esta quarta-feira após o sucesso de uma operação de troca de dívida no valor de 2,78 mil milhões de euros.
A SBB, uma das principais empresas do setor imobiliário na Suécia, concluiu esta quarta-feira com sucesso uma operação de troca de dívida no valor de 2,78 mil milhões de euros que foi aceite por 95% dos principais detentores das anteriores obrigações. A empresa ganhou, assim, um "balão de oxigénio" e os investidores recompensaram a operação com um salto de 22% nas ações da cotada.
A SBB esteve no centro do rebentamento da bolha imobiliária na Suécia em 2022 e 2023, quando a inflação e a subida das taxas de juro castigaram o setor.
"A maioria dos detentores de obrigações foram amigáveis e trabalharam connosco. É como o recomeço de uma relação de longo prazo", disse o CEO da SBB, Leiv Synnes.
A forte aceitação da oferta de troca reduz os riscos para a liquidez da SBB decorrentes de um processo judicial que deverá começar em janeiro e em que vários credores exigem o reembolso imeditato das obrigações. À cabeça destes credores está o fundo norte-americano Fir Tree.
"A operação aumenta a probabilidade de que a SBB consiga gerir um cenário em que os restantes detentores de obrigações exijam o reembolso imediato", disse à Reuters Marcus Gustavsson, analista de crédito do Danske Bank.
Apesar da forte valorização de hoje, as ações da SBB ainda perdem 16% desde o início do ano e mais de 90% face aos máximos de 2022.