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Japonesa 7-Eleven cobiçada por rival canadiana Circle K pode criar colosso de lojas de conveniência

Caso o negócio avance impor-se-á como a maior aquisição estrangeira de uma empresa japonesa e abre caminho à formação de um gigante mundial das lojas de conveniência. A faturação combinada das duas empresas ronda o equivalente a 122 mil milhões de euros.

19 de Agosto de 2024 às 09:39
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O dono da cadeia 7-Eleven recebeu uma proposta de compra da rival canadiana Alimentation Couche-Tard (ACT), que detém a rede Circle K, abrindo a porta à criação de um colosso mundial das lojas de conveniência.

Em comunicado, esta segunda-feira, a Seven & i confirmou ter "recebido uma proposta preliminar, confidencial e não vinculativa" por parte do ACT para "aquisição de todas as ações da empresa". Também refere que o "board" formou uma comissão especial "composta unicamente por administradores independentes externos para a analisar", o qual fará "uma avaliação célere, cuidadosa e abrangente da proposta".

Segundo o Nikkei Asia, publicação irmã do Financial Times, que avançou com a notícia, a Seven & i tem um capitalização bolsista de 4,6 biliões de ienes (28,5 mil milhões de euros ao câmbio atual) e se a empresa canadiana acabar por adquirir 100% do capital o negócio vai implicar pelo menos 5 biliões de ienes esta será a maior aquisição de uma companhia japonesa por parte de uma estrangeira.

A ACT, que tem cerca de 17 mil lojas, sob as marcas Couche-Tard e Circle K, num universo de 30 países, tem um capitalização bolsista de aproximadamente 80 mil milhões de dólares canadianos (52,9 mil milhões de euros ao câmbio atual) e a primeira abordagem à Seven & i remonta a 2020. Já a Seven & i conta 85 mil lojas em duas dezenas de geografias.

Segundo o mesmo jornal, a empresa fechou o exercício fiscal terminado em abril com vendas na ordem dos 69,2 mil milhões de dólares norte-americanos, tendo assim uma dimensão idêntica à da Seven & i, que também é um gigante das lojas de conveniência, que arrecadou 75,2 mil milhões de dólares no ano fiscal que findou em fevereiro.

A faturação combinada das duas empresas seria então na ordem dos 20 biliões de ienes (135 mil milhões de dólares ou 122 mil milhões de euros), criando potencialmente um dos maiores grupos de retalho com as lojas de conveniência como "core business".

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