Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

IAPMEI promete fazer reembolsos em atraso do PRR "durante a próxima semana"

Há muitas empresas à espera para receberem pedidos de reembolsos realizados em julho, situação que levou a salários em atraso e dívidas à Segurança Social. O IAPMEI diz que conta saldar os pagamentos nos próximos dias.

A tendência dos depósitos inverteu e é mais elevado o montante do dinheiro à ordem do que a prazo.
Thierry Roge/Reuters
12 de Dezembro de 2024 às 18:59
  • ...

O IAPMEI compromete-se a concluir "durante a próxima semana" o pagamento dos pedidos de reembolso realizados pelos copromotores das Agendas Mobilizadoras do PRR. O anúncio, feito através de comunicado, surge depois de o Negócios ter revelado que há muitas empresas que aguardam pagamentos há mais de cinco meses.

Encontram-se "por processar, mas já devidamente analisados e aprovados, pagamentos a 315 copromotores, no montante de 42,7 milhões de euros", refere a entidade liderada por José Pulido Valente, acrescentando que "estes pedidos de pagamento estão a ser gradualmente processados".

Está "previsto que [os pagamentos aos copromotores das Agendas Mobilizadoras] estejam concluídos durante a próxima semana", acrescenta a mesma fonte. Estes pagamentos, que agora serão feitos, referem-se a pedidos de reembolso realizados no final de julho.

42,7Milhões
IAPMEI diz que estão por processar pagamentos a 315 copromotores, no montante de 42,7 milhões de euros.

O Negócios noticiou na sua edição de quinta-feira, 12 de dezembro, que várias empresas estão a viver situações complicadas perante a falta de pagamento das despesas contra fatura. "Há já empresas que têm salários em atraso, que não pagaram os subsídios de Natal, e há mesmo quem já tenha dívidas à Segurança Social", disse Cláudio Telo Pestana, "project manager" do eGames Lab.

O gestor do eGames Lab salientou mesmo que há já "copromotores a quererem abandonar a Agenda Mobilizadora desde o verão", perante os atrasos do IAPMEI. À margem do Millennium Portugal Exportador, o presidente afirmou ao ECO que não tinha conhecimento de empresas que o quisessem fazer.

Um terço dos reembolsos por fazer

O montante que falta entregar aos copromotores das Agendas Mobilizadoras corresponde a cerca de um terço do total de reembolsos submetidos "na Componente C5 do PRR".

Segundo dados divulgados pelo IAPMEI, foram feitos 1.067 pedidos de reembolso, que correspondem ao mesmo número de copromotores envolvidos, num montante total de 126,7 milhões de euros.

"Até à presente data, foram já processados os pagamentos relativos a 752 copromotores, no valor total de cerca de 84 milhões", estando a faltar o pagamento de 42,7 milhões de euros a 315 copromotores.

(Notícia atualizada às 19:13 com mais informação)

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio