Notícia
Fábrica da Lear em Valongo encerra Abril de 2007
A Lear Corporation Portugal, "dando continuidade à reestruturação da sua actividade a nível internacional", vai encerrar "definitivamente a produção de cablagens para veículos automóveis em Portugal", uma decisão que implica o fecho da fábrica de Valongo
A Lear Corporation Portugal, "dando continuidade à reestruturação da sua actividade a nível internacional", vai encerrar "definitivamente a produção de cablagens para veículos automóveis em Portugal", uma decisão que implica o fecho da fábrica de Valongo em Abril de 2007.
Em comunicado, a Lear Corporation Portugal informa que "como resultado desta decisão" já "iniciou um processo de consulta e negociação com as entidades representativas dos trabalhadores".
De acordo com a empresa, este "procedimento visa a obtenção de um acordo para todos os colaboradores quanto às condições de encerramento por forma a minorar, tanto quanto possível, o impacto negativo da perda dos postos de trabalho".
A Lear afirma que a saída dos trabalhadores será "gradual, começando já a partir do próximo mês de Dezembro, prolongando-se até à data de encerramento da fábrica".
O fim da produção de cablagens para a indústria automóvel pela Lear Corporation Portugal ocorre "após o final do prazo do contrato estabelecido entre a empresa e o Estado Português", afirma a empresa, acrescentando que "esta decisão faz parte de um processo similar ao de tantas outras empresas de cablagens que, pela enorme pressão concorrencial em matéria de custos, já abandonaram Portugal".
A empresa vai continuar em Portugal através da sua unidade fabril de Palmela, justificando a decisão com o facto de "embora a produção dessa unidade também estar ligada ao sector automóvel, produz outro tipo de componentes, onde a proximidade do cliente é um factor preponderante".