Notícia
Adidas alvo de buscas por suspeitas de evasão fiscal
A sede da gigante alemã de material desportivo foi visada pelas autoridades europeias pelo segundo dia consecutivo no âmbito de uma investigação por alegada fuga aos impostos. Perda de receitas fiscais pela UE pode chegar a 1,1 mil milhões.
A sede da Adidas na Alemanha foi alvo de buscas pelo segundo dia consecutivo esta quarta-feira, no âmbito de uma investigação de vários anos por suspeitas de evasão fiscal por parte da marca de material desportivo alemã, que poderá chegar a 1,1 mil milhões de euros, avançou o Financial Times.
O gabinete da Procuradoria Europeia disse em comunicado que efetuou atividades de recolha de provas no âmbito de uma investigação criminal acerca de "suspeitas de evasão fiscal relacionada com taxas alfandegárias e o imposto sobre vendas de importações".
Apesar de não identificar a Adidas, a procuradoria europeia fala num "grupo empresarial alemão de roupa desportiva" e diz que as potenciais infrações aconteceram na Alemanha e na Áustria, "em detrimento do orçamento da UE".
A Adidas confirmou as buscas e disse que "está a cooperar com as autoridades e a providenciar os documentos necessários e informação".
Além dos escritórios da Adidas em Herzogenaurach, várias outras instalações e residências de funcionários foram também alvo de buscas.
Uma das pessoas disse ao Financial Times que o mandado de busca indica uma perda de receita fiscal de mais de 1,1 mil milhões, como tinha sido avançado pelo jorna Handelsblatt.
A empresa não espera um "impacto significativo da operação", da qual tem conhecimento há vários anos, adiantando que o assunto se deve a "diferentes interpretações da lei alemã e europeia".