Notícia
Portugal com "recorde" de 54 empresas numa das maiores feiras de frutas e legumes do mundo
Fruit Attraction, uma das maiores feiras de frutas e legumes do mundo, vai decorrer em Madrid, entre 8 e 10 de outubro. Vai juntar mais de 2000 expositores de 56 países.
Portugal vai contar com uma presença recorde na Fruit Attraction, descrita como uma das maiores feiras empresariais de frutas e legumes do mundo, que vai decorrer em Madrid, entre os dias 8 e 10 de outubro.
Em comunicado, enviado esta quinta-feira às redações, a Portugal Fresh adianta que vão participar no certame 54 empresas, associações e parceiros, tratando-se da "maior comitiva" desde que, em 2011, a Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal participou pela primeira vez no evento na capital espanhola.
As exportações de frutas, legumes e flores ultrapassaram os 1,18 mil milhões de euros no primeiro semestre do ano, traduzindo uma subida de 13,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Espanha é o principal destino, seguido de França, Países Baixos, Alemanha e Reino Unido. Cerca de 74% do valor das exportações concentra-se nestes cinco principais mercados, que recebem os produtos portugueses num espaço de três a 36 horas em transporte refrigerado, depois de saírem das centrais de embalamento das empresas exportadoras, salienta a Portugal Fresh.
"Com a presença na Fruit Attraction, em Madrid, temos como grande objetivo maximizar o valor da produção, procurando canais e soluções com valor acrescentado. Os mercados internacionais são, hoje, um pilar do negócio das empresas produtoras, como demonstram estes resultados. A meta dos 2 mil milhões de euros de exportações anuais já foi ultrapassada há dois anos e consolidada o ano passado. Agora, é preciso que este esforço das empresas seja acompanhado pelas nossas instituições governativas, quer de Portugal, quer da União Europeia", afirma o presidente da Portugal Fresh, Gonçalo Santos Andrade, citado na mesma nota.
As exportações nacionais de frutas, legumes, flores e plantas ornamentais bateram um novo recorde em 2023 e somaram 2.300 milhões de euros, traduzindo um aumento de 11,4%, em valor, face ao ano anterior.
Criada em dezembro de 2010, a Portugal Fresh conta com 87 sócios que representam mais de 4.500 produtores portugueses.