Notícia
Colapso da Archegos custa a fundador 18 anos de prisão
O multimilionário Bill Hwang foi condenado por fraude e manipulação de mercado em Nova Iorque, no seguimento do colapso da Archegos Capital Management, que surpreendeu Wall Street e custou 10 mil milhões de dólares aos credores.
Bill Hwang, fundador da Archegos Capital Management, foi condenado por um juiz de Nova Iorque a 18 anos de prisão por fraude e manipulação de mercado.
O multimilionário foi condenado no seguimento do colapso do seu "family office", avaliado em 36 mil milhões de dólares, num caso que surpreendeu Wall Street.
O colapso da Archegos, em março de 2021, demorou apenas uma semana e custou cerca de 10 mil milhões de dólares aos credores da firma, entre os quais grandes bancos norte-americanos.
Hwang, de 60 anos, foi sentenciado depois de ter sido condenado por um tribunal federal de júri no final de um julgamento que durou dois meses.
Contudo, a sentença não foi tão pesada como os 21 anos de cadeia pedidos pela procuradoria de Manhattan, que exigia também a restituição dos valores perdidos pelas vítimas e o pagamento de 12,35 mil milhões.
"Está entre uma rara classe de casos que podem ser verdadeiramente descritos como uma calamidade nacional", disse o procurador encarregue do caso antes da sentença.