Notícia
Porsche Macan abraça revolução elétrica
O Porsche Macan chega à sua segunda geração de forma totalmente elétrica.
27 de Novembro de 2024 às 15:40
Características
86.793€
Porsche Macan 4 eletric
Resumo do sistema de propulsão: 408 cv (300 kW) /650 Nm
Motor elétrico 1: dianteiro transversal.
Motor elétrico 2: traseiro transversal.
Velocidade máxima: 220 km/h.
Aceleração máxima: 5,2 s - 0/100 km/h.
Bateria: iões de lítio, central, 100 kWh (95 kWh úteis).
Carregamento: CC 270 kW (28 minutos); CA 11 kW (10 h).
Transmissão: auto 1 vel.
Tração: total.
Consumo médio: 17,9 kWh/100 km.
Autonomia elétrica: 613 km.
O Porsche Macan inaugura a sua 2ª geração com uma revolução total: depois de mais de 800 mil unidades vendidas no mundo em 10 anos, abraça agora a mobilidade 100% elétrica.
Os novos Macan 4 e Macan Turbo, já disponíveis no mercado nacional com preços a partir de 86.793 euros e 118.846 euros, respetivamente, mantêm o ‘design’ distintivo da marca enquanto incorporam a mais avançada tecnologia elétrica.
A força motriz desta nova geração assenta em motores elétricos PSM de última geração em ambos os eixos. O Macan 4 impressiona com 408 cv (300 kW) em modo ‘Overboost’ com ‘Launch Control’, enquanto o Macan Turbo eleva a fasquia para uns expressivos 639 cv (470 kW). Os binários máximos de 650 e 1.130 Nm traduzem-se em acelerações dos 0-100 km/h em 5,2 e 3,3 segundos, respetivamente, e velocidades máximas de 220 e 260 km/h.
No coração deste SUV encontra-se uma bateria de iões de lítio de 100 kWh (95 kWh úteis), estrategicamente posicionada para um centro de gravidade otimizado. Esta unidade integra a nova ‘Premium Platform Electric’ (PPE) de 800 volts, uma estreia Porsche neste modelo. A capacidade de carregamento DC atinge 270 kW, permitindo recargas de 10 a 80% em apenas 21 minutos em postos rápidos compatíveis. As autonomias homologadas em ciclo WLTP atingem 613 km no Macan 4 e 591 km no Macan Turbo.
Com dimensões generosas - 4.784 mm de comprimento e 2.893 mm de distância entre eixos (mais 86 mm que o antecessor) - o novo Macan pode ser equipado com jantes até 22 polegadas, e apresenta pneus mais largos no eixo traseiro. A praticidade não foi esquecida, com uma bagageira de 540 litros complementada por um compartimento adicional de 84 litros sob o capot dianteiro.
O interior eleva a experiência digital a um novo patamar, com até três ecrãs, incluindo um painel de instrumentos curvo de 12,6 polegadas e um ecrã central de 10,9 polegadas. A estreia do ‘head-up display’ com realidade aumentada e o novo sistema de ‘infotainment’ baseado em Android Auto OS marcam a evolução tecnológica do modelo.
A tração integral, presente em ambas as versões, beneficia do ‘Porsche Traction Management’ (ePTM) de controlo eletrónico, que responde cinco vezes mais rapidamente que os sistemas convencionais, reagindo a perdas de tração em apenas 10 milissegundos. No Macan Turbo, o ‘Porsche Torque Vectoring Plus’ (PTV Plus) com diferencial traseiro de controlo eletrónico otimiza ainda mais a tração, a estabilidade e a dinâmica lateral.
Os modelos Macan com suspensão pneumática – de série na versão Turbo – estão equipados com o controlo eletrónico do amortecimento PASM (Porsche Active Suspension Management). Este controlo também pode ser integrado, como opcional, com a suspensão de molas de aço.
86.793€
Porsche Macan 4 eletric
Resumo do sistema de propulsão: 408 cv (300 kW) /650 Nm
Motor elétrico 1: dianteiro transversal.
Motor elétrico 2: traseiro transversal.
Velocidade máxima: 220 km/h.
Aceleração máxima: 5,2 s - 0/100 km/h.
Bateria: iões de lítio, central, 100 kWh (95 kWh úteis).
Carregamento: CC 270 kW (28 minutos); CA 11 kW (10 h).
Transmissão: auto 1 vel.
Tração: total.
Consumo médio: 17,9 kWh/100 km.
Autonomia elétrica: 613 km.
Os novos Macan 4 e Macan Turbo, já disponíveis no mercado nacional com preços a partir de 86.793 euros e 118.846 euros, respetivamente, mantêm o ‘design’ distintivo da marca enquanto incorporam a mais avançada tecnologia elétrica.
A força motriz desta nova geração assenta em motores elétricos PSM de última geração em ambos os eixos. O Macan 4 impressiona com 408 cv (300 kW) em modo ‘Overboost’ com ‘Launch Control’, enquanto o Macan Turbo eleva a fasquia para uns expressivos 639 cv (470 kW). Os binários máximos de 650 e 1.130 Nm traduzem-se em acelerações dos 0-100 km/h em 5,2 e 3,3 segundos, respetivamente, e velocidades máximas de 220 e 260 km/h.
No coração deste SUV encontra-se uma bateria de iões de lítio de 100 kWh (95 kWh úteis), estrategicamente posicionada para um centro de gravidade otimizado. Esta unidade integra a nova ‘Premium Platform Electric’ (PPE) de 800 volts, uma estreia Porsche neste modelo. A capacidade de carregamento DC atinge 270 kW, permitindo recargas de 10 a 80% em apenas 21 minutos em postos rápidos compatíveis. As autonomias homologadas em ciclo WLTP atingem 613 km no Macan 4 e 591 km no Macan Turbo.
Com dimensões generosas - 4.784 mm de comprimento e 2.893 mm de distância entre eixos (mais 86 mm que o antecessor) - o novo Macan pode ser equipado com jantes até 22 polegadas, e apresenta pneus mais largos no eixo traseiro. A praticidade não foi esquecida, com uma bagageira de 540 litros complementada por um compartimento adicional de 84 litros sob o capot dianteiro.
O interior eleva a experiência digital a um novo patamar, com até três ecrãs, incluindo um painel de instrumentos curvo de 12,6 polegadas e um ecrã central de 10,9 polegadas. A estreia do ‘head-up display’ com realidade aumentada e o novo sistema de ‘infotainment’ baseado em Android Auto OS marcam a evolução tecnológica do modelo.
A tração integral, presente em ambas as versões, beneficia do ‘Porsche Traction Management’ (ePTM) de controlo eletrónico, que responde cinco vezes mais rapidamente que os sistemas convencionais, reagindo a perdas de tração em apenas 10 milissegundos. No Macan Turbo, o ‘Porsche Torque Vectoring Plus’ (PTV Plus) com diferencial traseiro de controlo eletrónico otimiza ainda mais a tração, a estabilidade e a dinâmica lateral.
Os modelos Macan com suspensão pneumática – de série na versão Turbo – estão equipados com o controlo eletrónico do amortecimento PASM (Porsche Active Suspension Management). Este controlo também pode ser integrado, como opcional, com a suspensão de molas de aço.