Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

António Costa entrega lista de ministros do próximo Governo na quarta-feira

A cimeira da NATO marcada para quinta-feira de manhã, dia 24 de março, impediu a reunião que estava marcada com o Presidente da República. Resultados finais das eleições legislativas devem ser conhecidos na véspera ao final do dia.

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa, já votou (de forma antecipada) para as eleições legislativas 2022.
REUTERS/Pedro Nunes
18 de Março de 2022 às 13:11
  • ...
O primeiro-ministro vai entregar na próxima quarta-feira à noite, dia 23, ao Presidente da República a lista dos ministros que vão integrar o próximo Governo. A indicação foi avançada esta sexta-feira por António Costa, quando questionado sobre o calendário para a apresentação da lista.

"A conclusão final do apuramento dos resultados deverá ocorrer na próxima quarta-feira dia 23 e, portanto, antes de partir para Bruxelas, eu possa entregar ao Presidente da República a lista dos ministros que integrarão o próximo Governo", afirmou esta sexta-feira, em Roma à margem do encontro com os homólogos de Espanha, Itália e Grécia para preparação do Conselho Europeu da próxima semana.

"Terá de ser durante a noite de quarta-feira, porque temos que aguardar que estejam apurados os resultados", indicou, lembrando que "foi marcada uma cimeira da NATO para quinta-feira logo de manhã e, portanto, impede que o encontro combinado para quinta-feira de manhã não possa ter lugar".

O primeiro-ministro garantiu que o calendário "está ajustado entre mim e o senhor Presidente da República. Não haverá problemas de contacto entre nós", frisou.

O ajuste no calendário foi forçado pelas reuniões do Conselho Europeu e da NATO para responder à invasão russa da Ucrânia, marcadas para a próxima quinta-feira.

O semanário Expresso noticiou esta sexta-feira que a entrega da lista seria na quinta-feira, dia 24 de março, mas a marcação da cimeira da Aliança Atlântica acabou por trocar as voltas ao primeiro-ministro e Presidente da República. O jornal adianta que António Costa quer acelerar o processo, depois da repetição das eleições pelo círculo da Europa. Para evitar fugas de informação, a primeira lista a entregar ao Presidente da República deve seguir apenas com os ministros indicados, já no dia 24 — a dos secretários de Estado pode seguir logo nas horas seguintes, indica o semanário.

(Notícia atualizada às 13:25)
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio