Notícia
Qual é o peso das mulheres nos partidos?
Casa de ferreiro, espeto de pau. O Parlamento aprovou quotas de género para empresas públicas e cotadas, mas nem todos os partidos seguem a regra. Nos órgãos internos do PSD, CDS, PCP e PAN, o peso das mulheres está abaixo dos 33,3%.
Mulheres nos órgãos internos
No Parlamento, os deputados tentam legislar quotas que garantam uma participação maior de mulheres nos cargos de topo das empresas públicas e das cotadas. Mas na vida partidária, nem todos os partidos seguem a regra da quota mínima dos 33,3%.
Abaixo da quota
Na Comissão Política Nacional e na Comissão Permanente - os dois órgãos mais importantes -, o peso das mulheres não passa os 25%.
PS à volta dos 30%
Nos vários órgãos, o PS apresenta uma percentagem de mulheres que anda à volta dos 30%. Nas federações, o peso baixa drasticamente.
Mulheres com peso
A comissão política tem 52% de mulheres. Um número que resulta das regras dos estatutos que espelha a aprovação de moções.
Baixa participação
Apesar da liderança de Assunção Cristas, o CDS apresenta uma baixa taxa de participação feminina nos órgãos do partido.
Menos de 25%
No conjunto dos órgãos, o PCP apresenta uma baixa taxa de participação de mulheres nos órgãos. No Comité Central pesam apenas 25%.
Recordista
É o partido que apresenta a maior taxa de participação de mulheres nos órgãos. Na comissão de arbitragem nacional são mesmo 80%.
26% de mulheres
O PAN tem 26% de mulheres nos órgãos nacionais. O Conselho de Jurisdição Nacional é o que tem a taxa de participação mais alta (67%).
Rio Versus Passos
O novo líder e o antigo têm uma percentagem semelhante de mulheres nos órgãos, mas na Comissão Política Nacional Passos tinha mais.