Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Homem da internacionalização e da geopolítica. Pedro Sousa Rodrigues substitui Alexandra Reis

O novo secretário de Estado do Tesouro é economista, do Porto e está ligado à AICEP. Era, desde 2017, adjunto do Secretário de Estado da Internacionalização.

DR
  • ...
Pedro Sousa Rodrigues está prestes a tornar-se o próximo secretário de Estado do Tesouro. Após a nomeação pelo primeiro-ministro, que foi aceite pelo Presidente da República, a tomada de possa está marcada para esta quarta-feira, dando início às funções num cargo que voltou a existir há pouco mais de um mês e que tem sido o centro da polémica.


Nascido no Porto em 1974, Pedro Sousa Rodrigues era adjunto do Secretário de Estado da Internacionalização desde 2017 e tem uma carreira ligada à promoção do tecido empresarial português lá fora.


Era, desde março, assessor do Conselho de Administração da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), onde está desde 2003. Anteriormente trabalhou também, desde 1997, na Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI).

Mestre em ciências empresariais, Pedro Sousa Rodrigues possui uma especialização em Finanças pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.  Frequentou ainda vários cursos de formação complementar, incluindo estudos avançados em Geopolítica.


Este será o novo ocupante do cargo de secretário de Estado do Tesouro, que ficou disponível após o ministro das Finanças, Fernando Medina, ter demitido Alexandra Reis. A ex-governante esteve menos de um mês no lugar devido à polémica com a indemnização de 500 mil euros que a gestora recebeu da TAP.

Alexandra Reis tinha entrada para o Governo no seguimento da mini-remodelação leva a cabo por António Costa em novembro. Na altura, decidiu voltar a desdobrar os cargos de secretário de Estado das Finanças (que se mantém em João Nuno Mendes) e do Tesouro - que tinha sido de Miguel Cruz no anterior Governo e que juntou mais tarde ao primeiro.

Agora, o Executivo mantém o ministério das Finanças com quatro secretários de Estado: além de Pedro Sousa Rodrigues e João Nuno Mendes, Sofia Batalha tem a pasta do Orçamento e Nuno Félix tem o dossier dos Assuntos Fiscais.

Ver comentários
Saber mais Pedro Sousa Rodrigues Tesouro Alexandra Reis
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio