Notícia
Homem da internacionalização e da geopolítica. Pedro Sousa Rodrigues substitui Alexandra Reis
O novo secretário de Estado do Tesouro é economista, do Porto e está ligado à AICEP. Era, desde 2017, adjunto do Secretário de Estado da Internacionalização.
Nascido no Porto em 1974, Pedro Sousa Rodrigues era adjunto do Secretário de Estado da Internacionalização desde 2017 e tem uma carreira ligada à promoção do tecido empresarial português lá fora.
Era, desde março, assessor do Conselho de Administração da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), onde está desde 2003. Anteriormente trabalhou também, desde 1997, na Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI).
Este será o novo ocupante do cargo de secretário de Estado do Tesouro, que ficou disponível após o ministro das Finanças, Fernando Medina, ter demitido Alexandra Reis. A ex-governante esteve menos de um mês no lugar devido à polémica com a indemnização de 500 mil euros que a gestora recebeu da TAP.
Alexandra Reis tinha entrada para o Governo no seguimento da mini-remodelação leva a cabo por António Costa em novembro. Na altura, decidiu voltar a desdobrar os cargos de secretário de Estado das Finanças (que se mantém em João Nuno Mendes) e do Tesouro - que tinha sido de Miguel Cruz no anterior Governo e que juntou mais tarde ao primeiro.