Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Cerca de 10% das câmaras nunca mudaram de mãos

A análise é feita pelo Público, que explica que embora o número tenha caído desde 2017, ainda são cerca de 10% os municípios que sempre se mantiveram fiéis ao mesmo partido.

Miguel Baltazar/Negócios
29 de Junho de 2021 às 09:22
  • ...

Há 31 câmaras municipais que sempre foram lideradas pelo mesmo partido: 11 são do PSD, 11 são do PS e nove são da CDU.

A análise é feita pelo Público que explica que apesar do número ter recuado desde 2017 – eram na altura 41 – ainda corresponde a cerca de 10% do total.

Em causa estão sobretudo câmaras municipais de pequena dimensão, embora haja algumas na área metropolitana de Lisboa, como Odivelas (PS), Moita (PCP) ou Seixal (PCP).

Há quatro anos Almada e Castro Verde passaram da CDU para o PS, mas foi o PSD que mais municípios que sempre liderou, num total de cinco câmaras municipais.

O jornal também refere o caso de 14 autarcas que se afastaram, na maioria dos casos por causa da lei de limitação de mandatos, e que agora querem voltar à mesma câmara ou a outras.

E refere por exemplo o caso de Maria de Dores Meira (PCP), que após três mandatos em Setúbal vai tentar a câmra de Almada, de Fernando Ruas (PSD) que esteve em Viseu entre 1989 e 2013 e que volta a canditar-se após a morte de Almeida Henriques, ou de Luís Correia (eleito em 2013 pelo PS), que por ordem do tribunal perdeu no ano passado o mandato à frente da câmara de Castelo Branco e que agora se recandidata através de um grupo de cidadãos independentes.

As próximas eleições autárquicas deverão realizar-se a 26 de setembro ou 10 de outubro. A decisão deverá ser tomada no Conselho de Ministros desta semana.

Ver comentários
Saber mais Eleições política eleições autárquicas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio