Notícia
Zelensky cancela visita à Arábia Saudita
O Presidente ucraniano cancelou os planos para um visita ao país onde decorrem negociações entre diplomatas dos Estados Unidos e a Rússia.
O Presidente ucraniano cancelou os planos para uma visita à Arábia Saudita esta semana. A decisão foi anunciada à saída de um encontro com o Presidente turco Recep Erdogan, em Ancara.
É na Arábia Saudita que decorrem as negociações entre diplomatas russos e americanos para discutir um caminho para o fim da guerra na Ucrânia, encontros que decorrem sem representantes ucranianos ou da União Europeia.
"Não quero coincidências", disse Zelensky depois do encontro com Erdogan em Ancara, reiterando o desapontamento por não ter sido convidado para o encontro entre os Estados Unidos e a Rússia. "Não vou à Arábia Saudita", disse, citado pela Bloomberg.
"Mais do que ninguém queremos acabar a guerra, gostávamos que isso fosse feito de uma forma justa e não por detrás das nossas costas", acrescentou.
De acordo com uma fonte conhecedora da iniciativa saudita, o príncipe Mohammed queria que Zelensky estivesse nas negociações, mas tanto os russos como os americanos terão insistido em deixar a Ucrânia de fora.
De acordo com alguns órgãos de comunicação internacionais, a visita de Zelensky à Arábia Saudita ficará adiada para março.