Notícia
Trump escolhe influente consultor Paul Atkins para liderar SEC
O nome escolhido para liderar o regulador do mercado de capitais dos EUA, a Securities and Exchange Commission, é visto como um defensor da desregulação e do setor cripto, como era esperado.
A escolha de Donald Trump para a liderança do regulador do mercado de capitais dos EUA, a Securities and Exchange Commission (SEC), recaiu sobre Paul Atkins, um veterano do setor financeiro e defensor da desregulação, anunciou o presidente eleito dos EUA na sua rede social, a Truth Social.
Atkins irá substituir o atual presidente Gary Gensler, que disse não estar disponível para continuar à frente do organismo - equivalente à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) em Portugal - após a tomada de posse de Trump, agendada para 20 de janeiro.
Na habitual mensagem que acompanha o anúncio das nomeações, Trump refere que "Paul é um líder comprovado para regulações de senso comum. Acredita na promessa de mercados de capitais robustos e inovadores que respondem às necessidades dos investidores e que providenciam capital para fazer da nossa economia a melhor do mundo", escreveu Trump.
O futuro Presidente dos EUA acrescentou que Atkins "reconhece que os ativos digitais e outras inovações são cruciais para tornar a América maior do que nunca", referindo-se à esperada facilitação do setor dos criptoativos, de que Atkins é defensor e onde Trump recolheu muitos apoios.
Atkins, advogado de formação, já tinha ocupado o cargo de comissário da SEC e é considerado um republicano influente no setor financeiro. Ao ser nomeado para supervisionar as grandes empresas de Wall Street, é esperado que reduza a burocracia e requisitos regulatórios e também as multas sobre eventuais infrações.
Atkins é o "padrinho da ideologia conservadora nos mercados de capitais e mentor de uma geração de responsáveis políticos", disse Tyler Gellasch, presidente da Healthy Markets Association, à Bloomberg. "É difícil imaginar um líder mais capaz e bem relacionado para reduzir a SEC e as suas regras".
Depois de sair da SEC, no final do mandato de George W. Bush, Atkins fundou a Patomak Global Partners, uma empresa de consultoria que trabalha junto das administrações de bancos, firmas de trading, "fintechs" e outras empresas para lidar com as regulamentações em Washington.