Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

“Madoff espanhol” condenado a 13 anos e três meses de prisão

German Cardona Soler foi condenado a mais de 13 anos de prisão. Conhecido como o “Madoff espanhol”, o responsável lesou mais de 180 mil pessoas entre 2007 e 2010.

Reuters
Negócios 10 de Março de 2017 às 13:39
  • 11
  • ...

Um tribunal espanhol condenou German Cardona Soler, ex-responsável na Finanzas Forex, a 13 anos e três meses de prisão, mais 300 milhões de euros de multa, por um esquema piramidal que lesou 183 mil pessoas, de vários países, num total de 350 milhões de euros, explica o El País. A fraude foi cometida entre 2007 e 2010.

 

Além do ex-corretor, Lina Mantilla, a sua noiva, também foi condenada a uma pena de prisão, neste caso de três anos por branqueamento de capitais e associação ilícita. Ainda havia outros dois arguidos, mas foram ilibados.

 

Cardona investiu a maior parte do dinheiro em bens imobiliários, situados em diferentes países, como o Panamá, Espanha, Colômbia, Andorra e Estados Unidos, através de paraísos fiscais.

 

O El País explica que o "Madoff espanhol" não tinha qualquer formação financeira.

 

A partir de uma pequena sucursal bancária começou a operar no mercado cambial dos EUA e a captar investidores, prometendo grandes retornos. Contudo, em vez de investir os fundos dos clientes em divisas, o responsável transferiu as aplicações para o mercado de ouro, matérias-primas e contabilizou-as como património pessoal. Entretanto, Cardona dava, através do um site, certificados aos clientes com os movimentos do dinheiro, mas eram falsos.

 

Do total do investimento, apenas 5% foi alocado ao mercado cambial.

 

O Cinco Días adianta que a pirâmide tinha sete níveis e permitia que os investidores se tornassem "promotores", subindo de nível, recebendo comissões de 0,5% dos investimentos captados através de novos clientes. No nível mais elevado, os "promotores" recebiam ainda prémios como viagens, cruzeiros, carros de luxo ou prémios para compra de casa, acrescenta o jornal espanhol.
Ver comentários
Saber mais German Cardona Soler Madoff espanhol esquema ponzi esquema piramidal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio