Notícia
Emprego no Norte aumentou 1,7% no terceiro trimestre
Os dados da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) apontam para o crescimento mais acentuado em seis anos.
A região do Norte viu o emprego a aumentar em 1,7% no terceiro trimestre de ano "o crescimento relativo mais acentuado, em termos homólogos, desde há seis anos e o segundo mais elevado dos últimos doze anos", segundo adiantou a CCDRN (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte) em comunicado.
Esta variação representa mais 26 mil indivíduos empregados e compara com um crescimento de 0,9% no trimestre anterior.
A CCDRN detalha ainda que os dois sectores que mais contribuíram para esta performance foram as actividades administrativas e serviços de apoio, bem como as indústrias transformadoras.
"A taxa de desemprego regional desceu para 14,3% (contra 15,0% no trimestre anterior e 16,5% há um ano), ao mesmo tempo que cresceu a diferença entre as taxas de desemprego masculina (12,8%) e feminina (16,0%)", refere a CCDRN.
Esta entidade realça ainda que a exportações da região continuam acima da média nacional, sendo impulsionadas "pelo crescimento das exportações de vestuário, de produtos da fileira automóvel, de mobiliário e de calçado". Em destaque está ainda, segundo a CCDRN, o turismo.
"Por outro lado, os níveis de incumprimento bancário das empresas e das famílias da Região do Norte continuaram a subir neste terceiro trimestre, em simultâneo com novas reduções no financiamento bancário à economia regional", alerta a entidade.