Notícia
Rui Pereira será o próximo Ministro da Administração Interna (act)
Rui Pereira será o próximo ministro da Administração Interna, substituindo no cargo António Costa, que vai concorrer à presidência da Câmara de Lisboa. A nomeação foi já aceite pelo presidente da República e a tomada de posse está agendada para quinta-fei
Rui Pereira será o próximo ministro da Administração Interna, substituindo no cargo António Costa, que vai concorrer à presidência da Câmara de Lisboa. A nomeação foi já aceite pelo presidente da República Cavaco e a tomada de posse está agendada para quinta-feira. Rui Pereira ganha uma nova secretaria de estado, a da Modernização Administrativa .
"O Presidente da República aceitou a proposta que lhe foi apresentada pelo Primeiro-Ministro de nomeação do Dr. Rui Carlos Pereira para o cargo de Ministro da Administração Interna", refere uma nota da Presidência da República.
Cavaco aceitou também a nomeação dos secretários de Estado do Ministério da Administração Interna. São eles Eduardo Arménio do Nascimento Cabrita para o cargo de Secretário de Estado Adjunto e da Administração Local, Maria Manuel Leitão Marques para o cargo de Secretária de Estado da Modernização Administrativa, do José Manuel dos Santos de Magalhães para o cargo de Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, de Ascenso Luís Seixas Simões para o cargo de Secretário de Estado da Protecção Civil e Fernando António Portela Rocha Andrade para o cargo de Subsecretário de Estado da Administração Interna.
As principais alterações estão na alteração da pasta de Ascenso Simões, que era Secretário de Estado da Administração Interna e passa a ser responsável pela Protecção Civil
Maria Manuel Leitão Marques era responsável pela Unidade de Coordenação da Modernização Administrativa (UCMA) e passará a Secretária de Estado da Modernização Administrativa.
Tomada de posse quinta-feira
A tomada de posse está já agendada para o próximo dia 17 de Maio, quinta-feira, pelas 10 horas, no Palácio de Belém.
Rui Pereira Estava há apenas um mês e meio no Tribunal Constitucional (TC) mas decidiu aceitar o convite para ser o novo ministro da Administração Interna, de acordo com o "Expresso". O juiz do TC, Rui Pereira, ex-director do SIS, ex-secretário de Estado da Administração Interna no Governo de António Guterres, sucede a António Costa, de saída para concorrer à Câmara da Lisboa.
Rui Pereira também já colaborou com o actual Governo tendo presidido à Unidade de Missão para a reforma do Código Penal.
António Costa falou pela primeira vez sobre a sua candidatura à Câmara de Lisboa. O ainda ministro da Administração Interna e número dois do Governo prometeu para quinta-feira uma declaração sobre este assunto.