Notícia
Rádio Renascença liderou audiências no quarto trimestre de 2001
A Rádio Renascença foi a estação mais ouvida no quarto trimestre de 2001 com uma audiência de 13%, tendo sido seguida pela RFM, também do Grupo Renascença, com uma audiência de 11,8%, segundo dados divulgados hoje pelo Bareme Rádio da Marktest.
A Rádio Comercial, do Grupo Media Capital Rádio, posicionou-se no terceiro lugar com uma audiência de 7,1%, segundo a mesma fonte.
A Antena 1, do Grupo RadioDiofusão Portuguesa, situou-se na terceira posição, enquanto a TSF alcançou o quarto lugar com 3,2%, de acordo com a mesmo estudo.
Ao nível de grupos, a Renascença lidera o «ranking» das rádios mais ouvidas, no período de um dia com uma audiência de 26%, seguindo-se o Grupo Media Capital Rádio, que detém entre outras a Rádio Cidade e a Rádio Nostalgia, com 14,8%. O Grupo RDP, que agrega a Antena 1, 2 e 3, registou uma audiência de 5,6%.
Junto segue tabela com os dados totais, incluindo «shares».
Resultados de Audiência 4º Trimestre de 2001
Bareme Rádio Marktest
GRUPO/ESTAÇÃO/CANAL |
Audiência
Acumulada de Véspera (%) |
Share
de Audiência (%) |
Total
Rádio |
56,3 |
100 |
Grupo Renascença (1)* |
26 |
43,1 |
R.
Renascença |
13 |
19,3 |
RFM |
11,8 |
21,9 |
Mega
FM |
1,2 |
1,4 |
Grupo Media Capital Rádio (2)* |
14,8 |
24,1 |
R.
Comercial |
7,1 |
10,3 |
R.
Cidade |
4,1 |
6 |
R.
Nostalgia |
1,9 |
3,6 |
R.
Romântica |
1 |
2,2 |
R.
Mix |
0,8 |
1,1 |
TSF/Press
|
3,2 |
4,9 |
Outras Estações |
11 |
19,7 |
Estações de Serviço Público (3)* |
5,6 |
8,4 |
Antena
1 |
3,4 |
4,9 |
Antena3 |
1,3 |
1,8 |
Não
sabe estação/posto |
1,1 |
1,3 |
UNIVERSO |
7.528.382 |
7.528.382 |
UNIVERSO: Indivíduos com 15 e mais anos, residentes em Portugal Continental - 7 528 382
NOTA:
Nestes quadros, são apresentados resultados para as estações que reunam pelo
menos uma de duas condições: 1 - Tenham referências em pelo menos quatro das
seis regiões MARKTEST, e simultaneamente tenham um mínimo de 60 casos na
amostra do trimestre. 2 - Façam parte de um grupo que possua estações
consideradas de cobertura nacional (presente nas 6 regiões MARKTEST), e tenham
um mínimo de 30 referências na amostra do trimestre.
(1) - Inclui R.Renascença, RFM, Mega FM e todas as regionais da Renascença.
(2) - Inclui R.Comercial, R.Nostalgia, R.Nacional, R.Cidade, R.Romântica e R.Mix.
(3)
- Inclui Antena 1, Antena 2, Antena 3 e todas as regionais da RDP.
* - Nestes grupos não são apresentadas todas as estações que os constituem, devido ao critério já referido. Por essa razão, o somatório de Share das respectivas estações apresentadas no quadro nem sempre totaliza o valor do grupo.
Por Ana Pereira