Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Quase 3.000 investidores lesados entregam documentação à DECO

A DECO encaminhou para Espanha 2.744 processos de investidores portugueses lesados pela Afinsa, que reclamam 62,5 milhões de euros de poupanças perdidas, anunciou hoje a associação para a defesa dos direitos dos consumidores.

28 de Setembro de 2006 às 18:04
  • ...

A DECO encaminhou para Espanha 2.744 processos de investidores portugueses lesados pela Afinsa, que reclamam 62,5 milhões de euros de poupanças perdidas, anunciou hoje a associação para a defesa dos direitos dos consumidores.

A actividade da Afinsa baseava-se na venda de selos a clientes com o compromisso de recompra num determinado período - entre um a dez anos - e por um preço superior (que nalguns casos podia chegar aos 10 por cento).

Os investidores nunca chegavam a ver os selos, limitando-se a depositar o dinheiro em entidades criadas para o efeito e que nunca teriam condições para devolver os fundos se os clientes os exigissem, segundo o Ministério Público espanhol.

"Entregámos à nossa congénere em Espanha [a OCU - Organizacion de Consumidores Y Usuários] 2.744 processos relativos a reclamações de créditos até ao p assado dia 16. A documentação vai ser entregue nos tribunais espanhóis daqui a pouco mais de um mês", afirmou, em declarações à agência Lusa, Margarida Moura, d a DECO.

Mas nem todos os portugueses que reclamaram as poupanças investidas e perdidas na Afinsa optaram por entregar nos tribunais espanhóis uma outra acção p ara acusar os gestores daquela empresa da prática de crimes de fraude, nomeadamente.

"Do total dos 2.774 processos recebidos, apenas 2.269 aderiram também à Acção Penal que visa acusar os gestores desta empresa pela prática de crimes já imputados pelo Ministério Público espanhol", explicou aquela fonte.

Os investidores portugueses prejudicados pela alegada fraude na empresa Afinsa entregaram toda a documentação necessária para um processo em tribunal até 31 de Agosto.

O total de dívidas da Afinsa deverá rondar os 6.000 milhões de euros, incluindo finanças e segurança social, segundo estimativas da OCU, enquanto as duas associações de consumidores receberam até hoje queixas no valor de 50 milhões de euros.

As últimas estimativas apontavam para 400 mil investidores lesados pela Afinsa em Portugal e Espanha.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio